Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15
A palavra que se refere a Deus como Pai, é comum tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento, mas foi Jesus por certo, quem deu mais ênfase a esse aspecto do caráter de Deus, Deus é Pai. Vemos na oração do Pai nosso, na oração sacerdotal, em muitas parábolas a exemplo do Filho Pródigo, e inúmeros outros versos dos evangelhos Jesus se referir a Deus como Pai de todos, a própria trindade é Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Paulo em seus escritos nos fala da nossa filiação e adoção como filhos de Deus. Deus é Pai e nós seus filhos. O termo “Aba” vem do aramaico e originalmente está ligado também com a linguagem infantil. Quando a criança é desmamada, era instruída a falar Abba, ou seja, paizinho. Patēr é outro termo usado para denotar a figura paterna, é usado com o sentido adjunto de gerar, criar.
Há muitos se sentindo sozinhos, desamparados, desprotegidos, desfavorecidos, por não reconhecerem ou perceberem a paternidade de Deus, na verdade sofremos de uma orfandade, nos sentimos sem Pai. Mas isso é apenas um sentimento, pois na realidade somos nós que não percebemos a paternidade de Deus em nosso dia a dia. Jesus disse: olhem as aves do céus, olhem os lírios do campo, Deus as alimenta e veste os lírios, e pergunta, não sois vós mais importante que eles? Jesus estava mostrando que Deus cuida, protege, guarda, supre, acolhe, usa Ele elementos da natureza para falar da paternidade de Deus, afinal, o sol brilha sobre todos.
Saiba que Deus é Pai, Ele nos criou, nos gerou em Cristo. Deus é Pai porque Ele é a nosso favor, Ele nos ajuda, nos perdoa, nos protege, nos supre, nos guia. Que possamos nos abrir a paternidade de Deus.
Por Pr. Jean Lima
Meu aba ❤️