A Síndrome de Absalão

17 de março de 2022 - Autor: Jean Lima dos Santos

A palavra síndrome refere-se a um conjunto de sinais e sintomas que podem caracterizar certa doença. De Absalão porque os portadores desta síndrome, apresentam comportamentos e atitudes semelhantes à desse personagem bíblico, daí porque Síndrome de Absalão.

Inicialmente, gostaria que soubessem, que não estou escrevendo isso para ninguém, em especial. Apenas é um estudo que visa nos prevenir, proteger e livrar dessa doença espiritual.

Fazendo um spoiler, Absalão era o terceiro filho de Davi, e seu único filho com Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur, (2Samuel 3: 3). Era admirado por sua beleza sem defeito, distinguia-se por sua longa cabeleira. Absalão teve uma irmã, filha de sua mãe Maacá, que era uma bela mulher. Ela fora estuprada por seu meio irmão, Amon (2 Samuel 13). Após o ultraje, Absalão cuidou de sua irmã por dois anos, tempo em que alimentou ressentimento, mágoa, ofensa e desejo de vingança para com seu irmão Amon e Davi, este por não tomar nenhuma atitude com Amon, no caso do estupro da irmã de Absalão. Passados esses dois anos Absalão faz um banquete, convida amigos, seus irmãos e seu pai. Houve muita comida e bebida, mas em certo momento sob as ordens de Absalão, seus servos assassinam seu irmão Amon, tomando ele vingança por Tamar, sua irmã, que fora estuprada. Absalão foge para Gesur, seu avô materno, lá permanece três anos refugiado e depois retorna para Jerusalém, para a presença de seu pai. Por dois anos não foi admitido a presença do rei Davi, mas como era bastante manipulador, usou Joabe, visando exercer influência sobre o rei Davi, que depois de muita resistência, o aceita na corte real (2Samuel 14).

Absalão agora começa a revelar seu caráter, seu irmão mais velho Amon estava morto, o próximo na linha ao trono seria ele, depois de Quileabe, então começa a traçar um plano ousado para chegar ao poder e remover o pai do posto de rei. Depois que ganhou a confiança do rei Davi, seu pai, vivendo na intimidade das pessoas influentes na côrte, ele agora começa a furtar a lealdade das pessoas em volta de Davi, do líder rei.

Então, Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel. 2 Samuel 15:3-6.

Ele insinuava que seria mais justo, e melhor líder que seu pai, furtando o coração das pessoas para suas intenções, e afastando as pessoas do líder, rei Davi.

Dois anos depois de ter retornado a viver no palácio real, ele se prepara para dar um golpe, declarando-se rei, em lugar de Davi. Contava com um maciço apoio popular, muitos insatisfeitos com Davi, aproveitaram da causa de Absalão para criar uma resistência contra a autoridade. Visando aproveitar de um momento de fragilidade de Davi, Absalão por conselho de Aitofel, humilha, expõe e despreza a autoridade do pai, e seu líder fazendo sexo público com as concubinas de Davi.

Disse Aitofel a Absalão: Coabita com as concubinas de teu pai, que deixou para cuidar da casa; e, em ouvindo todo o Israel que te fizeste odioso para com teu pai, animar-se-ão todos os que estão contigo. Armaram, pois, para Absalão uma tenda no eirado, e ali, à vista de todo o Israel, ele coabitou com as concubinas de seu pai. 2 Samuel 16:21,22.

Essa era uma forma de humilhação, desprezo e exposição da autoridade de um rei. Ele faz isso para enfraquecer o líder e se legitimar no poder.

Houve uma guerra, um conflito entre os dois exércitos, o de Davi e o de Absalão, Davi saiu vencedor, (2Samuel 18). Absalão morre pendurado por seus cabelos, símbolo de sua vaidade, orgulho, presunção, altivez e soberba.

Indo Absalão montado no seu mulo, encontrou-se com os homens de Davi; entrando o mulo debaixo dos ramos espessos de um carvalho, Absalão, preso nele pela cabeça, ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que ele montava, passou adiante. 2 Samuel 18:9.

Que fim triste, para alguém de linhagem real.

A síndrome de Absalão continua fazendo suas vítimas. É uma doença muito presente nos arraiais de Deus de todos os tempos, mata líderes, desestabiliza igrejas, destrói famílias, aborta sonhos de Deus. Esta síndrome sempre começa com ofensas guardadas, feridas não perdoadas, que geram desejo velado de vingança. Este se manifesta com pequenos boicotes ao que o líder está fazendo, se não tratado vira ódio, vingança. Portadores desta síndrome fazem esforços para ganhar o coração das pessoas e afastá-las dos líderes, se tornam advogados do povo, os defensores do povo contra o líder. Elas começam a aceitar ser o que não são, ocupando espaços que pertencem a autoridade. Essa síndrome leva os afetos por ela, a se sentirem injustiçados, explorados e vitimados e querem que os outros vejam essa condição. Desprezam a autoridade levantada por Deus sobre sua vida, tendem a se sentir melhores do que o líder, e alimentam o sentimento, de que se estivessem no lugar do líder fariam tudo muito melhor. A verdade é que portadores da síndrome de Absalão querem é o poder, o lugar do líder.

Um teste clínico rápido:

Você se incomoda quando seu líder chega no ambiente onde você está?

Acha que exerceria melhor a função de seu líder?

Pensa que as coisas estariam bem melhores se você estivesse no lugar do líder?

Costuma eleger outras lideranças em seu coração, porque pensa que seu líder não está à altura de sua espiritualidade?

Se sente feliz quando o que seu líder faz fracassa ou não dar certo?

Gosta de ambientes onde seu líder não está?

Se ofende com pessoas que gostam e honram seu líder?

Quando seu líder está vulnerável, fraco, você se sente mais confortável, trabalha melhor?

Quando seu líder está atuante e presente, isso lhe incomoda?

Qualquer resposta positiva a uma dessas perguntas, pode ser um sinal de que foi afetado com a Síndrome de Absalão. Ela é uma regência satânica, eu já fui afetada por ela, até o dia em que Deus me abateu, me humilhou e me fez ver essa doença maligna, levando-me ao arrependimento e conserto.

Os dois melhores remédios para a Síndrome de Absalão são: o perdão e a honra, aquele livra a alma da ofensa, que gera mágoa, ressentimento e vingança. A honra porque entenderemos que mais do que respeitar pessoas, respeitamos e honramos Deus, na pessoa da autoridade que elas representam.

Que o Senhor nos livre da Síndrome de Absalão, ela é devastadora, engana, aborta propósitos, mata líderes, sepulta sonhos.

Por Pr. Jean Lima.

5 comentários em “A Síndrome de Absalão”

  1. Daniela disse:

    Forte!
    Muito mais do que imaginamos.

  2. JOAO NASCIMENTO disse:

    Infelizmente é o que mais acontece, inclusive nas famílias, nas mais diversas formas. Absalão queria a morte do pai, e no final, quem acabou morto foi ele.

  3. Elsa Regina dos Santos da Silva disse:

    Uau

  4. Gilton Solart disse:

    Absalão cuidou de sua irmã por dois anos, tempo em que alimentou ressentimento, mágoa, ofensa e desejo de vingança para com seu irmão Amon e Davi, este por não tomar nenhuma atitude com Amon, no caso do estupro da irmã de Absalão. Nada justifica a atitude Absalão, porém a omissão de Davi trouxe muitas consequências, alimentou o sentimento de injustiça, em muitos lares e ministérios não é diferente, quando o líder é omisso trás vergonha e tragédia para seu arraial.

    1. Jean Lima dos Santos disse:

      Belo olhar. Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *