Aprenda a conviver com o passado

18 de dezembro de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, Filipenses 3: 13.

A base causadora de muitos desconfortos emocionais na vida das pessoas atualmente, é sem sombra de dúvida a não aceitação de fatos e situações que ocoreram em seu passado. Geralmente são memorias que geram revivências de eventos que despertam sentimentos negativos, angústia, tristeza, ansiedade, medo e inconformismo. Essas memórias possuem uma carga de significado importante para essas pessoas, daí a fixação no passado. Essa revivência quando é associada a situações que não aceitamos ou laboramos bem, tendem a trazer muito sofrimento emocional. A base central então está na não aceitação, no inconformismo do fato ou situação.

Todavia, precisamos aprender a conviver com nosso passado, aceitando nossa história, até porque o passado não muda. Não podemos e nem temos o poder de mudar o passado. Isso não implica esquecer ou negar o passado, e nem podemos, mas aprender a conviver.

Quando viajamos, temos uma visão e uma estrada a nossa frente. Se ficarmos olhando muito pelo retrovisor, teremos problema na trajetória da viagem. Isso pode ilustrar o que Paulo estava dizendo: “esquecendo-me”  das coisas que para trás ficam e avanço para as que estão a minha frente. Aceite sem passado, viva o presente e olhe para o futuro.

Por Pr. Jean

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *