Aprendendo a Descansar

14 de setembro de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

A palavra descansar significa livrar-se de preocupações, da fadiga, da ansiedade, da aflição, do cuidado excessivo com coisas e pessoas. Significa ainda acalmar-se, tranquiliza-se, sossegar-se, ter paz e segurança emocional, fala ainda de equilíbrio.

Precisamos nos livrar de todo peso das preocupações que roubam o nosso descanso e paz. Por estarmos envolvidos em muitas situações, acabamos por viver preocupados, aflitos, ansiosos, e em alguns casos desesperados. Motivos e justificativas não faltam: emoções, pessoas, família, relacionamentos, e a mais comum dinheiro e negócios. Todavia, penso que o problema primário não são as circunstâncias em si, mas a maneira pela qual não sabemos lidar com elas, isso por que, a base real das nossas preocupações ocorrem fora de nós, e refletem dentro, portanto saber reagir é sem sobra de dúvida o melhor caminho para se livrar das preocupações, até porque quem nunca teve problemas na família, pessoais, com dinheiro que atire a primeira pedra, todos em graus diferentes temos coisas a nos preocupar, mas aprendendo a reagir corretamente vivemos melhor. Mas o que nos levar a ficar preocupados? A não descansar? Creio que muitos de nós temos um forte desejo de controlar as situações, quando não conseguimos nos desesperamos. Uma outra razão é que estamos fragilizados emocionalmente, e as preocupações geram pressões promovendo um sentimento de impotência e incapacidade diante das coisas que nos afligem. Outro fator que rouba a paz, é a sensação do que as pessoas pensarão, pensam ou estão pensando sobre o que nos aconte, essa sensação de se sentir censurado publicamente também tira nosso sossego. A incerteza quanto o amanhã, gera medo e insegurança, ceifando nossa tranquilidade e descanso.

 Mas o que podemos fazer para descansar? Existem algumas atitudes que nos ajudam a manter a paz, aprender a descansar em meio aos dilemas e desafios do dia a dia.

Primeiro, fazer de Deus nosso refúgio. Salmo 91: 1 e Mateus 11: 28, ambos os versos nos convidam a nos voltar para Deus. O primeiro diz que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente, descansará” o segundo nos convida a ir a Jesus, quando nos encontramos aflitos e Ele nos aliviará. Todos temos motivos justificáveis que nos tiram a tranquilidade, mas quando nos voltamos para Deus e fazemos Dele nosso refúgio, isso fala de abrigo e proteção, manteremos a tranquilidade em meio as batalhas.

Segundo, desenvolver uma postura resiliente, que é qualidade de quem tem capacidade de se adaptar às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. Saber sofrer é uma atitude que revela maturidade. Como bem afirmou Aristóteles, em ética a Nicômaco: Mesmo na adversidade a nobreza de uma pessoa se mostra, quando aceita com resignação muitos e grandes infortúnios, não por ser insensível a dor, mas por nobreza e grandeza de alma. Pensamos então que a pessoa verdadeiramente madura e sábia, suporta com dignidade as contingências da vida e sempre tira o melhor proveito delas”.

Terceiro, mudar no lugar de esperar que o mundo ou as coisas mudem. As pessoas não mudarão, se um chato for embora, em poucos dias aparecerá outro. Podemos querer nos livrar de pessoas difíceis, mas tenha certeza de que outras aparecerão em nosso caminho. Perdas, decepções, ingratidões sempre existirão, mas quando mudamos, teremos atitudes diferentes frente as intempéries .

Quarto, aprendamos a confiar em Deus, sabendo que Ele está no controle de todas as coisas. Se Deus não deu é porque não chegou o tempo e a hora. Se foi vitima de alguma injustiça, use sua dor para catalisar algo bom. Aceite o passado, reedite sua história, aceite que errou, feriu ou magoou, promova reconciliação com pessoas, perdoe e se perdoe. Viva em paz e descanse, não deixando que o que ocorreu, está ocorrendo ou acha que de negativo poderá ocorrer roube sua paz e tranquilidade.

Por Pr. Jean Lima.

2 comentários em “Aprendendo a Descansar”

  1. Reidson disse:

    Muito bom 👏🏻

  2. Andréa disse:

    Muito bom!
    Entendo q a minha preoculpação não vai melhorar a situação ,porém me deixarä mais aflita e angustiada.Então, é muito melhor confiar em Deus e descansar nEle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *