Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 1 Pedro 2:11
Na metáfora de hoje, baseada na vida militar, Pedro está dirigindo uma exortação amorosa àqueles irmãos, daí porque a expressão: amados. A exortação não visa o propósito de prejudica-los, furtando-lhes a liberdade, muito pelo contrário, visava o bem-estar espiritual deles.
Pedro entendia que todo cristão autêntico, terá que sentir-se como um peregrino e forasteiro neste mundo. Aqueles que assim não se sentem, dificilmente vencerão a guerra contra o mundo e suas paixões carnais. O crente verdadeiro é um soldado neste mundo, e um soldado que somente observa a batalha, dificilmente vencerá sua guerra. Para vencer, ele precisa empreender esforços, visando vencer o conflito.
Existem vários adversários que fazem guerra contra nossas almas, anelos, desejos, anseios, pecados e forças espirituais, fazem guerra contra nossas almas e ameaçam nossa salvação. E o conselho do apóstolo é: se abstenham.
A palavra abster-se aqui significa estar distante de, conservar-se longe de. Fujam das paixões carnais, das lascívias e desejos ocultos, mantendo-se distantes. Como soldados precisamos vencer, as paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.
Por Pr. Jean Lima