Na noite do domingo 19, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro desfilou com um carro alegórico em formato de demônio, no Rio. Em tamanho gigante, a figura diabólica sentada em chamas tem grandes asas de anjo pintadas de preto, presas de vampiro e a língua comprida como a de uma serpente. A performance incluiu ainda outros carros alegóricos com elementos bíblicos: a maçã, o céu, o inferno, a cobra e o próprio diabo. A temática escolhida é “Delírios de um Paraíso”.
O carnaval realmente faz jus a seu nome, festa da carne, e a carne é o portal de Satanás, sua melhor oficina de trabalho. A cada dia vemos a desatanização, que para mim, consiste em uma tentativa de mostrar que as realidades bíblicas do diabo, inferno e pecado são passíveis de um outro olhar, menos severo, real e dramático. Uma compreensão de que o sagrado e profano podem sim conviver em harmonia, tendo em vista os fortes e intensos desejos humanos. Proibições e pecados, são conceitos preconceituosos e intolerantes, nesse enredo o endeusamento do prazer e a realização dos desejos, são mais humanos, e nessa dialética Deus tolera o pecado e convive em harmonia com o profano.
Nesse sentido, satanás vai tornando a consciência menos culpada e o inferno mais atraente. Destorcendo as verdades bíblicas, colocando-as como meras alegorias que podem ser interpretadas e adaptadas ao bel prazer por quem queira. Com isso, as pessoas ingenuamente vão caminhando para o inferno, sem culpa, alegres, felizes, pois inferno e o céu se completam, ademais o que mais importa é a realização dos prazeres, inerentes a natureza caída do homem.
Que Deus tenha misericórdia de nós, uma geração que zomba e distorce o sagrado, não faz bem a si mesma. A falência de um povo está em sua depravação moral, no desprezo para com o sagrado, no endeusamento do prazer, na redução do homem a condições animalescas, na libertinagem em nome de liberdade.
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13,14
Eu decidi entrar pela porta estreita, E VOCÊ?
Por Pr. Jean Lima