Censura pública

16 de janeiro de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

Já teve o desconforto de ser reprovado, julgado ou ter seu nome e sua imagem sendo depreciada pelas pessoas? Isso é comum para aqueles que estão em posição de liderança ou autoridade, tendo em vista que esse status, coloca essas pessoas em uma condição de visibilidade de suas ações e decisões. Mas também é comum tal censura ser evidenciada na vida de qualquer pessoa, independente de estar em posição de liderança ou não, tendo em vista que todos temos relações, seja na família, trabalho ou na vida social.

Chamo de censura pública o ato de reprovação, rejeição, crítica e julgamento que as pessoas fazem das nossas atitudes. A própria palavra censura significa reprovação ou desaprovação. Esse termo é muito usado pelos conselhos de classes de determinadas categorias profissionais, quando certa conduta profissional viola o código de ética, sendo tal ato passível de censura ou reprovação pública.

O que pretendo com essa reflexão, é trazer alívio àqueles que sofrem por imaginarem que suas vidas e imagens estão sendo depreciadas pelas pessoas. Elas sofrem simplesmente por imaginarem que estão sendo alvo de censura e desaprovação social, sem que isso na realidade esteja acontecendo. Todavia, podem estar sofrendo porque há motivos reais, razões para tal depreciação, fruto de atitudes negativas que fizeram. O que quero ministrar é que infundada ou não, tal desaprovação deve ser encarada por nós com sabedoria e humildade.

Jesus foi vítima da censura pública, sua imagem era depreciada, sem que isso afetasse muito, sua autoestima e segurança pessoal, Ele sabia quem era. Mas o que diziam Dele?

E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo. João 7:12

 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Lucas 7: 34

Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Mateus 12:24

De certo modo, Jesus tinha uma imagem pública depreciada por um grupo de pessoas da sua época, que tentavam gerar descrédito em seu ministério e lançar dúvida no coração dos outros sobre sua integridade e motivações. Neste caso, não haviam reais motivos para tal reprovação, mas mesmo assim a imagem de Jesus era censurada ou reprovada por alguns, e apoiada por outros desinformados. Ele engana o povo…, ele é beberrão… amigo de pecadores… Ele tem pacto com Belzebu…Eram as acusações. Mas sabemos que todas essas assertivas eram infundadas.

O que aprendemos com isso, é que Jesus não deu muita atenção a esses subterfúgios equivocados. Da mesma sorte, devemos agir, não vivendo a se preocupar com o que dizem ou falam de nós, mas sim tendo consciência de quem somos e fazemos.

E se ocorrer de que o que estão nos censurando seja real e verdadeiro, devemos da mesma sorte assumir nossos erros, suportar tal censura, e principalmente se perdoar, reparando o erro e aprendendo a conviver com tal realidade, bem como não permitindo que tal reprovação venha nos tirar do propósito. Até hoje, Pedro é censurado pela história por ter negado a Jesus, Davi por ter sido um adúltero assassino, Paulo por ter consentido na morte de Estevão, a lista é grande se formos enumerar, todavia muitos desses homens estão na história de Deus, não somente por seus fracassos, que reprovamos, mas também por se levantarem e reescreverem seus destinos.

Está sendo censurado ou desaprovado? Não dê muita atenção a isso. Aprendi a não viver escravo da opinião das pessoas, Deus me libertou da síndrome de querer agradar a todos. Ah, como é bom viver livre. Quem nos ama de verdade até quando erramos, nos estende a mão. Viva em paz e segurança e não dê muita atenção a reprovação pública, na maioria das vezes é injusta, baseada em informações infundadas, perversa e sem misericórdia.

Quem anda em integridade anda seguro… Provérbios 10: 9a

…mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28: 13b

Viva em paz.

Por Pr. Jean Lima

5 comentários em “Censura pública”

  1. Luciana Muniz disse:

    Amém! Glória a Deus. Quando temos consciência do que estamos sendo e fazendo, acusações infundadas não tiram a nossa paz, e quando erramos, temos a Liberdade de alma de pedir perdão e prosseguir.

    Amém

    1. Geisa Amorim do Nascimento disse:

      Eita meu pastor, essa sabedoria eu tenho desejado dos os dias.

  2. Flávia Teles disse:

    Quando sabemos quem realmente somos os julgamentos alheios não nos afeta.
    Temos q nos preocupar em agradar a Deus e não aos homens !

  3. Paula Sozza disse:

    Quando o mundo,a a sociedade te aponta ,se vc não conhece a palavra e segue a palavra de Deus,pode ser levado a uma doença mental,infelzmente só quem passa,sabe o quanto é difícil.
    Porém essas palavras de sabedoria acima que nos ensina Pastor é fornecedora e irei espalhar por onde andar.
    Paula Sozza
    Vejo muitas mulheres sofrendo por ser apontada.

    1. Jean Lima dos Santos disse:

      Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *