Texto: Salmo 42
Introdução
Salmo 42 e 43 provavelmente sejam o mesmo poema sagrado. É comumente atribuído aos filhos de Corá ou Coré. É um lamento pessoal que se inicia com a condição de angústia e estimula a confiança em Deus. O salmo descreve uma condição de angústia e ansiedade pessoal, relata ainda o anelo pela presença de Deus como alívio para os sofrimentos da alma.
Considerações:
Para lidar com a alma, é preciso conhecer as emoções humanas, suas fragilidades, seus medos, temores, e aflições. Saber como lidar com essas coisas, pois elas farão parte da nossa existência.
Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e aflição. No caso do salmo, ele estava no exílio, por isso ansiava retornar a casa de Deus, bem como para sua terra natal. Nós hoje sofremos com angústia por vários motivos: dificuldades familiares, financeiras, lembranças dolorosas, culpa, medo, insegurança. Um coração angustiado é triste, desanimado, sem motivação, mas Deus nos que ajudar a lidar com esse sentimento.
Como lidar com a angústia:
1. Sabendo que ela faz parte da existência humana
Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, João 16: 33. Somos criaturas que temos fragilidades. Temporariamente podemos enfrentar momentos de angústia. Temos emoções dinâmicas e oscilantes, precisamos saber disso.
2. Tentando identificar o que lhe angustia
Procure descobrir o que o angustia, desanima, fragiliza e o deixa aflito, tente lidar com isso com naturalidade, esperança e fé. Identifique e veja o que pode fazer para lidar com a situação, se não há nada a ser feito, tenha fé, esperança e ousadia para saber que irá vencer tal dificuldade. O passado, situações que estão fora do nosso controle, lutas, muitas coisas que nos angustia está fora de nosso controle, nos resta então confiar em Deus, que tudo nos ajuda.
3. Descubra formas de lidar com esse sentimento
Perceba o que faz quando está angustiado que se sente melhor, aprenda a administrar os conflitos e as lutas sem se angustiar, usando de forma saudáveis atitudes que nos fortalecem e não fugas (automedicação, vícios, murmuração, bebidas). Orar, conversar com um amigo, descansar um pouco, se fortalecer no Senhor e força de Seu poder. Descubra isso, vá em frente.
4. Clamando a Deus – Salmo 107: 6, 13, 19, 28
A oração é a forma mais poderosa de lidar com a angústia;
Na oração obtemos respostas para as coisas que nos angustiam. Na oração libertamos a alma da angústia. Na oração, aprendemos a lidar com a angústia.
Por Pr. Jean Lima