Texto: Mateus 6: 25-34
Jesus conhecia os medos e temores da alma de seus ouvintes. Sabia daquilo que os afligia. Por isso, vemos Ele sempre está confortando, estimulando e curando a alma de seus seguidores. Aqui de forma especial, Jesus está tratando do problema da ansiedade, das preocupações geradas pela incerteza quanto ao dia de amanhã.
Aplicação: creio que nestes dias a incerteza quanto o amanhã é uma coisa que aflige a alma das pessoas. Isso em certo sentido ocorre por que não possuímos o controle do amanhã. Nossa alma é afligida por muitos sentimentos: medo, aflição, ansiedade, preocupação. Essas coisa são geradas por muitos fatores: a maioria deles relacionados a sobrevivência, aos relacionamentos, as condições materiais, as crises de alma que não sabemos lidar Mas Jesus, demonstra com suas palavras que isso é fruto de uma visão distorcida da vida, do mundo e de Deus. Isso na verdade é fruto da ausência de uma fé suficiente que confia na providência Divina: “olhem as aves… os lírios do campo.”
Hoje Ele sabe que preocupações e incertezas afligem a muitos, por isso Ele diz:
1. Não andeis ansiosos ou preocupados – Jesus afirma 4 vezes isso: versos: 25, 28, 31 e 34
Ansiosos, preocupados ou inquietos: aflitos, agoniados, impacientes, perturbado, apreensivo, angustiados. Não devemos andar assim porque isso nada mudará – verso 27.
Coisas que geram preocupação todos teremos e Jesus sabia, mas Ele diz: NÃO ANDEIS ANSIOSOS!
2. Aprenda a confiar na providência divina – versos: 26 e 28
Jesus pede a seus discípulos que mudem a forma de ver as coisas: “olhem ou observem as aves”. Foque naquilo que é bom, olhe o que você tem, onde você chegou, onde você está. Vivemos em um mundo muito pessimista, cercados de pessoas negativas, que somente olham para uma direção, somente contemplam dificuldades, tem um olhar distorcido, doente e equivocado da vida. Se Deus alimenta os pássaros, os lírios do campo são vestidos, Ele não cuidará de você? Verso 30. Confiar implica: DESCANSAR.
3. Priorize Deus e Seu Reino – versos 33
Conhece pessoas que quando enfrentam problemas se afastam de Deus e do Reino. Ou outros que querem a resolução dos problemas, sem buscar conhecer o Reino e o Rei. Querem os privilégios do Reino, sem ao menos conhecer a vontade do Rei. Há uma promessa que se buscarmos o Reino, Deus suprirá nossas necessidades. Tenha essa certeza, Deus cuida dos seus filhos.
Por Pr. Jean Lima