Salmo 51: 1-12
Introdução:
Este é um salmo de lamentação ou arrependimento. O autor lamenta seu pecado e busca diante de Deus perdão, restauração e renovação espiritual. É um clamor por misericórdia, perdão, purificação e restauração. Embora o sub tema atribua esse salmo ao pecado que Davi havia cometido com Bete-Seba, quando confrontado pelo profeta Natã, há elementos que expressão um momento posterior a Davi. A mensagem desse salmo é que o mais vil pecador, pode se voltar para Deus em arrependimento, pedir perdão, restauração, renovação espiritual e reaproximação da comunhão com a presença de Deus.
Aplicação: precisamos aprender a confessar nossos pecados. Na caminhada com Deus, muitas vezes, falhamos, erramos, violamos e quebramos os mandamentos do Senhor. Muitos se acostumam com o pecado, outros os deixam em oculto, outros fazem vistas grossas, outros não os levam a sério. O problema é que esse tipo de atitude traz malefícios a vida das pessoas (frieza espiritual, afastamento da presença, desânimo), mas outros tomam consciência, se arrependem, confessam, abandonam e encontram perdão, restauração, renovação espiritual.
O que aprendemos com este salmo:
1. Ele teve consciência de seu ou seus pecados
Verso 1 “apaga as minhas transgressões”, versos 3 “pois conheço as minhas transgressões e meu pecado está sempre diante de mim” verso 4 “pequei contra ti” e verso 5 “eu nasci em iniquidade”. Provérbios 8: 36 – pecado violenta a alma, desconfigura as emoções, destrói a personalidade. Romanos 6: 23 – pecado gera a morte. Peçamos a Deus uma sondagem. Salmo 139 fala da onisciência de Deus. Tomemos consciência de nossas faltas, que não venhamos coloca-las em baixo do tapete, fazer vista grossa, ou não sondar o coração.
2. Ele deseja ser purificado e limpo
Três palavras remidoras: apaga (1); lava e purifica (2 e 7). Três atos redentores de Deus: compaixão; benignidade e misericórdia (1). Pecados nos mancham e o sangue de Jesus nos purifica. Devemos buscar viver em arrependimento e sempre buscarmos a purificação de nossos pecados, pelo arrependimento, confissão e purificação. Ver I João 1: 9.
3. Ele faz confissão
Provérbios 28: 13 / Salmo 32: 1-5, confessar é declarar culpa, reconhecer pecado, que desagradou a Deus, que violou mandamento, que reconhece que deve ser punido, mas busca perdão, absolvição, concerto e restauração. Precisamos confiar na misericórdia de Deus, e viver uma vida de confissão, sem coisas escondidas.
4. Ele deseja ser restaurado
O salmista deseja voltar a inocência, a ter a consciência limpa diante de Deus. Não rejeite a consciência, ver I Tm. 1:19. Ele queria renovação espiritual, fortalecimento, unção nova, restituído a comunhão com Deus, alegria da salvação – muitos perderam isso por causa do pecado, mas Deus quer restaurar neste dia. Que possamos viver uma vida em confissão e arrependimento para experimentar a renovação de Deus.
Por Pr. Jean Lima