Deus em Cristo restaura nossa identidade

28 de outubro de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Texto base: Efésios 2: 10

A palavra “feitura” é também traduzida por “poema”, que pode ser compreendido como “somos uma composição divina” ou “uma obra de arte ou artesanato de Deus”. Nossa identidade é única, Deus não nos construiu em série, há singularidade e particularidade próprias de cada indivíduo. Isso falo para que possa compreender que cada um somos únicos, somos de Deus e não de nós mesmos. Em Cristo, Deus nos torna em quem somos de verdade “feitura e composição de Deus”.

Posto isso, para Deus restaurar nossa identidade, e com isso cumprir nosso destino, precisamos:

1. Reconhecer nossa identidade como filhos de Deus – Romanos 1: 20

Há um DNA de Deus em nós, é preciso reconhecer isso. Por que isso é importante? Por que sem identidade, não sabemos nossa origem, sem origem não sabemos nosso destino. É preciso saber que fomos criados para dar certo, Deus nos fez para ter família, amigos, usufruir das coisas da terra – Eclesiastes 3: 11-13. Daí a importância de se reconhecer Cristo, João 1: 12, para nos tornamos filhos de Deus Nele.

2. Saber que nossa personalidade foi deformada – II Timóteo 3: 1-5

A violação dos princípios, dos conselhos, dos preceitos ou mandamentos de Deus, tem deformado as pessoas, essa onda de vulgarização, de desrespeito mútuo, de desora a autoridade, a pai e mãe, essas relações toxicas, humilhantes, a infidelidade conjugal, o desamor, esses hostis comportamentos com filhos, e as pessoas em geral, tem produzido uma sociedade doente e deformada – a igreja não ficou de fora. Uma verdadeira inversão de valores: pessoas valorizadas pelo tem, pela cor da pele, condição social, escolaridade, uma verdadeira alienação coletiva, de conceitos doentios e anticristãos. O Fruto disso é uma sociedade deformada, cada dia dependente de antidepressivos e ansiolíticos, de consumo excessivo de álcool e drogas, egoísta, avarenta, blasfema, sem amor, intolerância etc.

3. Deus em Cristo restaura nossa identidade – II Coríntios 5: 17 / 3: 18

Temos uma identidade gerada e criada por Deus. Ela foi deformada pelo pecado, Cristo em nós deve restaurar a nossa personalidade – quando reconhecemos nossa identidade e sabemos quem somos em Deus, nossa vida se torna mais alegre, tranquila e feliz. Sabemos que as perdas são parte, que os fracassos são oportunidades, que mesmo que não nos amem, somos amados de Deus, compreendemos que para ser feliz basta tão pouco, saberemos que nascemos para servir, que não somos melhor ou pior de que ninguém pois somos “poemas, somos uma composição de Deus.

Por Pr. Jean Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *