Texto base: Lucas 14:15-27
Introdução: Um bom pai deseja o melhor para os seus filhos. Jamais um pai em sua sã consciência deseja o mal para eles, todavia nem sempre os filhos entendem o que os pais querem, na maioria das vezes, eles acham que seus pais querem o pior para os mesmos. Deus sofre também com este dilema, por que nós humanos não compreendemos que Ele tem e deseja o melhor para seus filhos e nos recusamos em aceitar os seus conselhos, orientações e convites. Deus nos tem convidado para participar do Seu Reino, esta parábola conta que O Senhor preparou uma grande festa para que seus filhos participem, mas será que estamos dispostos a participar da mesma? Espera-se que sim.
1. Deus nos faz um convite: Jesus disse que certo homem preparou um grande banquete e chamou os seus servos e ordenou que convidasse a muitos para que participassem da festa. Veja que este homem representa Deus que preparou algo bom para a vida do homem. O convite de Deus é para que participemos do Seu Reino, por que ele nos quer bem. Participar do Reino de Deus significa receber o convite e ir à casa do dono da festa (a igreja, a célula), comer do seu pão (aprender da Sua Palavra), beber do Seu vinho (participar da alegria do Seu Espírito), conhecer outros convidados (ter comunhão com outros discípulos, fazer novas amizades), tudo isso para nos levar a experimentar o melhor de Deus para nossa vida.
2. Há muitas pessoas criando desculpas, para não participar do Reino de Deus: veja que Jesus disse que houve muitos dos convidados elegeram outras prioridades, para não participar da festa. Há muita gente infelizmente, elegendo muitas desculpas para não ir, a Igreja, a Célula, ao encontro de Deus, elegem desculpas, para não evangelizar, consolidar, ganhar almas, enfim criando situações para não participar do Reino de Deus, sendo que o que o Senhor tem para nós é uma vida em abundância.
3. Além de Convidados, somos desafiados a convidar a outros: Na parábola, o senhor chamou os seus servos e disse a eles que saíssem pelo caminho e convidassem o maior número de pessoas para sua casa. Já vimos que o homem é Deus e a casa é a Igreja. Como discípulos de Jesus, devemos convidar nossos amigos, colegas e vizinhos para participar do Reino de Deus. Os servos saíram pelas ruas, caminhos e encruzilhadas e convidaram a todos quanto viram para participar do banquete. De igual modo devemos diligentemente sair pelas ruas de Juazeiro convidando nossos amigos, vizinhos, parentes, ladrões, viciados em drogas, bêbados, gays, prostitutas para participar da célula e da igreja, a terem um encontro com Jesus.
Por Pr. Jean Lima.