Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Salmos 46:1-11
Historicamente este salmo pode estar ligado a um cântico de vitória sobre os inimigos do povo de Deus. Foi usado por Martinho Lutero como fonte de inspiração, em 1529, para a composição de um hino “Poderosa Fortaleza é o Nosso Deus”. As guerras e lutas provocam aflição e insegurança, portanto o salmo é uma ótima declaração de fé e confiança, quando nos sentimos ameaçados e com medo. O salmista declarou que Deus era o seu refúgio e fortaleza, ele encontra segurança e coragem por decidir confiar no Senhor.
Em nossa vida temos muitas situações que afligem nossa alma. Uns de uma forma e outros de outra, família, alma, dinheiro, trabalho, etc. Esses inimigos e situações por vezes, são usadas pelo diabo para nos pressionar, amedrontar, nos desestabilizar, gerar medo e insegurança, nos abater, ferir, nos tirar a paz e alegria, nos furtar do propósito. Muitos de nós caímos em uma armadinha, de nos afastar do Senhor, de não fazer de Deus nosso refúgio, com isso ficamos desprotegidos, sem amparo divino, com medo, inseguros, tomamos decisões erradas, ficamos fragilizados e vulneráveis.
Você sabe o significado de refúgio? Refúgio é um lugar para onde se foge para escapar a um perigo, asilo, retiro, aquilo que serve de amparo, de proteção, esconderijo, local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, segurança, proteção, que nos acolhe e fortalece, isso é refúgio.
Quando fazemos Deus de nosso refúgio, somo livre dos sentimentos negativos gerados pelas tribulações. Tribulações ou preocupações geram aflição, tormento, tristeza, insegurança, medo e ansiedade, falta de direção e sensação de desamparo.
Faça de Deus seu Refúgio, como nos ensina o salmista, nele encontramos segurança e coragem, abrigo e proteção, paz e refrigério, força e poder para vencer. Busque-O em oração e devoção, se esconda em sua Presença e verás que vencerás todas as lutas, crises no refúgio de Sua Presença.
O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Salmos 91:1,2
Por Pr. Jean Lima
Aí de nós se não fosse o Senhor !
Como precisarmos buscar Deus, a todo momento somos tirados do eixo,por preocupações,que o inimigo de Deus e nosso coloca na nossa mente.