Espiritualidade na vida cristã

10 de fevereiro de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

I Coríntios 3: 1-6

Considerações:

Essa primeira carta aos Coríntios foi escrita em Éfeso, em meados de 57 D.C. Paulo quando escreve essa carta, estava preocupado com o estado espiritual daquela igreja, que ele havia fundado, e demandava alguns cuidados. Ademais, ele também estava respondendo a uma série de questionamentos feitos por aqueles irmãos, pedindo instruções acerca de assuntos diversos: as divisões na igreja, os partidos, um caso de imoralidade sexual, casamento e divórcio, comida sacrificada a ídolos, ceia do Senhor, dons espirituais, culto público, ressureição dos mortos, ofertas e coletas, entre outros. Dentre esses muitos temas abordados por Paulo, havia uma preocupação do ap. Paulo que para mim é o cerne de todos os problemas enfrentados naquela igreja: seu estado espiritual, sua condição espiritual havia regredido, eles haviam declinado na espiritualidade, daí tantos problemas.

Comentando o texto:

Por isso vemos Paulo falar sobre “espirituais e carnais”, ele divide o estado espiritual daqueles irmãos. Demonstrando que eles eram carnais, ou seja, guiados pela carne, velha natureza, pelo ego, vontade própria. As invejas, contendas e imoralidades que existiam entre eles, expressavam a falta de espiritualidade deles. Capítulo 1: 10-11 vemos um apelo a unidade, ao engajamento, que tivessem a mesma disposição mental. Aquela igreja havia perdido a espiritualidade, ou por certo não havia desenvolvido.  

1. O que é espiritualidade? 

Espiritualidade Cristã é quando permitimos que o Espírito Santo lidere e controle sua vida, vida na unção. Espiritualidade Cristã é quando manifestamos os frutos do Espírito em nossa vida, ver frutos. Espiritualidade Cristã é o abandono da vida do pecado, da vida carnal, é a renúncia da velha natureza. Espiritualidade Cristã é a submissão ao ministério do Espírito Santo na nossa vida diária.

2. A carne é o maior inimigo da nossa espiritualidade

Paulo chama aqueles irmãos de carnais e não espirituais. Quais são as manifestações da carnalidade: Carnais são imaturos não suportam verdades profundas, a verdade faz mal a eles. Eles se alimentam de leite, êxito no evangelho da auto ajuda é fruto da nossa carnalidade. Carnais tem a visão espiritual obscurecida, eles não discernem sua condição espiritual. Marca inconfundível da carnalidade é a infantilidade espiritual e a ausência de crescimento, eles não progridem, não avançam. Pecados, invejas, ciúmes, falta de oração, mundanismo, preguiça espiritual, são expressões de carnalidade.

3. Expressões da espiritualidade cristã

Devoção, vida de oração e consagração, abnegação e entrega. Submissão da vida ao controle do Espírito, manifesta os frutos, perdão, amor, unidade, solidariedade, fraternidade, mutualidade, alegria, fé, temperança;

Amor por Jesus, amor pela obra de Deus, o amor pelas pessoas, avivamento, vida na presença, dons, milagres, são manifestações da espiritualidade na vida cristã.

Aplicação: Creio que este é um tempo para revermos nossa espiritualidade, nossa fé, nossa vida de oração, nossa devoção, nosso envolvimento com as coisas de Deus. Creio que esse é um tempo onde muitos regrediram em sua espiritualidade, outros caíram, outros pararam, se acomodaram. Penso que esse é um tempo de restaurar a espiritualidade, de recomeçar na vida espiritual, na devoção e na submissão ao Espírito de Deus.

Por Pr. Jean Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *