Estresse? Ansiedade? Depressão? Adoecimento mental?

9 de setembro de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Vivemos em mundo a cada dia mais complexo, dinâmico e competitivo. Esse cenário atinge todas as áreas das relações humanas, pessoal, familiar, profissional, social. Tudo isso exige de cada um de nós uma postura diferente, capaz de saber lidar com as pressões da vida profissional, saber gerenciar nossos conflitos pessoais e interpessoais, o uso de ferramentas da inteligência emocional, ademais ser proativos, criativos, seguros, produtivos e habilidosos. Quando não nos desenvolvemos, de forma a saber lidar com esse panorama pessoal, social e corporativo, iremos de certa maneira nos sentir pressionados, forçados e inseguros. Iremos ferir e ser feridos. Nesta dinâmica será inevitável o desenvolvimento de quadros emocionais doentis. Com uma rotina de pouco sono, relações familiares comprometidas, má alimentação e sem a prática de atividades físicas, unido ao uso descontrolado das redes sociais, surgirão inevitavelmente, quadros emocionais, que comprometerão nossa saúde, bem estar e produtividade.

Todavia, uma das formas de crescimento é através do autoconhecimento, o conhecimento de fenômenos que ocorrem na alma humana, bem como o uso de ferramentas que nos ajudem a lidar com esses desafios, com certeza irá minimizar as dores e nos preparar para a vida.   Portanto, segue alguns conceitos:

Estresse: O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância. A fonte é um estilo de vida desequilibrado.

Consequências: a) Emocionais: falhas de memória, falta de concentração, tensão constante, impaciência, irritabilidade, dificuldade para resolver problemas simples, em alguns casos insônia. b) Físicos: hipertensão, palpitações no peito, dores de cabeça, alergias, sudorese. Lembrando que tais sintomas podem varar de pessoa a pessoa.

Ansiedade: trata-se de um estado de agitação, preocupação excessiva ou angústia profunda. 

Sentimento total de apreensão e preocupação que altera consideravelmente a normalidade da vida, e que não permite que as pessoas fiquem em paz. Fontes em alguns casos, são problemas de relacionamento, trabalho, dinheiro, insegurança, medo, doenças e o futuro incerto.

Consequências: ardência no corpo, boca seca, sensação de formigamento, tremores, dor no peito, sudorese, calafrios, medo de enlouquecer, fadiga, dificuldade de se concentrar, tensão muscular e alteração no sono.

Sentimento de Culpa: é um sentimento no qual a pessoa imagina que está sendo censurada publicamente, por algum erro que cometeu. Todavia, a maioria das pessoas que sofrem com a culpa, vive com esse sentimento por motivos infundados, falsos ou duvidosos. Fontes situações reais ou não de erros supostamente cometidos.

Consequências: complexo de inferioridade, perfeccionismo, autoacusação constante, autocondenação, medo do fracasso por supor que é uma pessoa errada, exigência demasiada com os outros.

Depressão: Há Muitas pessoas banalizando a depressão. Sofrer qualquer desgosto, ter excessiva preocupação ou sentir estressado pelo excesso de trabalho não significa necessariamente estar com depressão. Todavia há casos em que uma pessoa pode está realmente deprimida.

Consequências: estado de imensa tristeza, perda do apetite ou aumento de peso, fadiga ou perda de energia, desinteresse pelas coisas da vida, descuidado para com o corpo, ideias suicidas. Fontes há muitas, desde perdas, fracassos na vida, rupturas emocionais, a problemas de ordem genética e estruturais.

Como superar estes estados e recuperar a saúde mental:

Ter fé em Deus, cofiando no Seu Poder para Restaurar a Saúde; 

Proibir Pensamentos negativos; 

Seja organizado e viva de forma simples;

Se não consegue vencer sozinho busque ajuda (médica ou psicológica);

Pratique o auto perdão e a liberação de perdão. Deixe de ser perfeccionista;

Olhe para o passado com prudência, aceito-o e ponha os olhos no futuro com esperança;

Conte com um amigo ou confidente;

Tenha uma vida saudável (alimentação, atividade física);

Construa um ambiente familiar amoroso;

Leia – Salmo 31: 10, 14 // Salmo 42:11 // Salmo 34:18 // Mateus 11:28

Por Pr. Jean Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *