Fundamentos, valores e escolhas

31 de agosto de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” Mateus 7:24-27

Essas foram palavras proferidas pelos lábios de Cristo, onde Ele revela a importância da prática dos Seus ensinos e valores. Até por que, a vida é feita através da escolha de valores.  Famílias, instituições e a sociedade de modo geral está alicerçada ou construída sob valores, os mesmos são a base ou o fundamento que alicerça a vida em todos os sentidos. Todavia, nem todos os valores que existem no mundo e que orientam as sociedades, possuem como fundamento, os sábios e prudentes ensinamentos do Mestre, Jesus. Talvez seja esse um dos motivos que estamos construindo uma sociedade cada vez mais, individualista, egoísta, onde presenciamos o que é honroso ser desprestigiado e o que é fútil ou vulgar ser valorizado, com bem já “profetizava” Rui Barbosa “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Por isso, a importância de sabermos quais os valores ou fundamentos que estamos escolhendo para nosso estilo de vida e para nossa família, tendo em vista que somos frutos das nossas decisões.

O que são valores e escolhas?  Valores é o conjunto de características de uma determinada pessoa, família, organização, que determinam a forma como a eles se comportam, e interagem com outros indivíduos ou instituições com a sociedade e com o meio onde vivem. Os hábitos, costumes, práticas, estilos de ambientes sociais que frequentamos, geralmente dizem os valores de uma pessoa.  Fundamento, do latim fundamentum, é o princípio sobre o qual se apoia e se desenvolve uma coisa. Pode tratar-se da base literal, material ou abstrato de onde se constrói alguma coisa. Trata-se também do sustento simbólico de algo. O conceito é usado ainda para referir o motivo ou a razão com que se pretende assegurar alicerçar algo. Já escolhas são as preferências, gostos, opções, seleções que as pessoas fazem sobre alguém ou alguma coisa.

São as escolhas dos valores de uma pessoa, casal, família ou instituição que determinam seu futuro, tendo em vista que nossas escolhas dizem quem somos e o nosso futuro é por ela determinado.

Era sobre isso que Jesus estava falando no texto citado cima “aquele que ouve as minhas palavras e as pratica”, aqueles que escolhem os meus valores, a minha doutrina, o meu ensino, o meu exemplo, enfim os meus ensinamentos, os MEUS VALORES, a minha moral terão casas fortes capazes de suporta as intempéries da vida. O êxito de uma pessoa, família, casamento, vida profissional e na construção de nossa sociedade está nas escolhas dos valores e fundamentos que fazemos.

Na sociedade atual existem muitos modelos de valores, que a sustenta, muitos dos quais são indignos de confiança, bem como atentarem contra a racionalidade e o bom senso. É por existirem esses muitos “valores” que estamos vivendo uma crise que afeta casamentos, famílias, jovens, adolescentes e crianças, os noticiários não nos deixam mentir. Individualismo, egoísmo, infidelidade, vulgaridade, desrespeito a pai e a mãe, desonra, liberdade sem responsabilidade são valores deste tempo, promiscuidade, mentira, violência, corrupção nos governos, etc.

Devemos escolher valores que nos levem a uma convivência saudável dentro de uma sociedade, e os valores do Reino de Deus são os fundamentos para uma sociedade de famílias saudáveis.

A observância dos valores ensinados por Jesus, são fundamentais para o sucesso na vida, nos relacionamentos, no casamento, na criação dos filhos, na administração financeira, em fim para tudo na vida. Por quê? Perdão, paciência, respeito, tolerância, fé, bondade, cuidado, verdade, fidelidade, respeito, honra, responsabilidade, compromisso, temor a Deus, trabalho, honestidade, temperança, dignidade, amor, são valores ensinados por Jesus que solidificam e promovem pessoas, famílias, comunidades e a sociedade. Os valores de Cristo são tão importantes que podem ser considerados valores sociais e éticos, produzindo bons exemplos para a sociedade.

Existem muitos valores e fundamentos na presente sociedade, mas a escolha dos valores de Cristo, sempre será a melhor escolha, pois nossa vida, família, casa estarão fundamentadas sobre a Rocha espiritual Eterna que é Jesus cristo. Os ventos e as tempestades virão, todavia não destruirão, pois estaremos bem fundamentados.

Por Pr. Jean Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *