Jejum: Uma arma poderosa para superar problemas na vida.

26 de agosto de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Texto base: II Crônicas 20: 1-27

Introdução: o ato de jejuar é um princípio estabelecido por Deus em Sua Palavra, e consiste na abstinência de alimentos sólidos (e às vezes, líquidos) da nossa vida diária. O jejum existiu em culturas pré-históricas e foi o companheiro de oração comum as pessoas tanto do Antigo como do Novo Testamento. O Famoso livro Gibbon, O Declínio e a Queda do Império Romano, indicou que o sucesso de cura, libertação, frutificação, e prosperidade, dos primeiros cristãos, ainda no final do segundo século era extraordinário. Eles eram tão dispostos a enfrentar as crises, lutas, adversidades diversas, ate mesmo a morte. Tudo isso se deve ao fato de praticarem a oração acompanhada com logos jejuns. Certo pensador disse: “orar é meio caminho andado até Deus e o jejum leva as portas do paraíso”.

1. O que é Jejum e seus efeitos: o ato de jejuar consiste na abstinência de alimentos sólidos (e às vezes, líquidos) da nossa vida diária e que produz efeitos físicos, emocionais, mentais e espirituais, tais como: a mortificação da nossa natureza pecaminosa, limpeza das toxinas do organismo, limpeza e purificação mental, além de nos sensibilizar levando-nos para uma proximidade na direção do Senhor. O jejum é especialmente poderoso para superar os problemas da vida por que jejuar intensifica nossas orações e o sobrenatural de Deus se manifesta, pois através do jejum destruímos fortalezas mentais, emocionais e espirituais e abrimos os céus sobre nossas cabeças para que os problemas aparentemente insolúveis se tornem solucionáveis. Como foi o caso de Jeosafá. Ele estava enfrentando um grande problema no seu reino, e qual a arma que ele leva o povo a praticar: o jejum acompanhado com oração, e o mesmo experimenta um milagre extraordinário como relata o texto Sagrado.

2. Como Jejuar: Certo médico sugeriu que plenitude de ar fresco e luz solar enquanto se jejua, mas nesses períodos não é necessário se abster das atividades regulares. Ele sentiu que oração e estudo espiritual devem ser uma “dieta companheira”, durante os períodos de jejuns. Outro elemento importante no jejum além da oração e do estudo da Palavra é um propósito claro diante de Deus. Jeosafá queria que Deus o ajudasse a vencer aqueles inimigos, também devemos criar propósitos definidos para o nosso jejum, (célula, família, finanças, salvação, saúde, crises). Escolha um período de jejum a depender da necessidade, (7,14,21,30,40) dias para jejuar; conforme sua condição física escolha as refeições que deve se abster (café, almoço ou jantar); remova líquidos ou não; estabeleça uma necessidade e ore todos os dias por ela.

3. O Jejum supera problemas na vida: Marcos 9: 29. Deus deseja restaurar na vida da igreja esta arma poderosa para vencer os desafios da vida. Jesus disse que tem certos problemas que somente conseguimos vencer através do jejum e da oração. Faça um propósito com Deus de pelo menos jejuar um dia por semana.

Por Pr. Jean Lima

3 comentários em “Jejum: Uma arma poderosa para superar problemas na vida.”

  1. Sinalva disse:

    Um ato importante na vida do Cristão e um ato de libertação em muitas áreas.
    Muito esclarecedor o texto.

  2. Valdelice Martins dos Santos disse:

    O jejum é uma arma poderosa para a purificação da carne,jejum e oração faz parte do cristão, quem bem soubesse jejunava sempre!

  3. Carol Brito disse:

    Jejuar é a melhor forma de escutarmos a voz do Senhor. Em Atos do Apóstolos 13:2-3, Deus falou com as pessoas enquanto jejuavam. Quando jejuamos e oramos Deus pode revelar-nos coisas úteis ou importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *