Vencendo o medo

18 de maio de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

O medo produz tormento e sofrimento a alma humana. Muitas pessoas nestes dias vivem debaixo da opressão gerada pelo medo. É bem verdade que existem na atualidade, muitas razões para que as pessoas experimentem medo, contudo devemos aprender a vencer o medo para experimentar vitória sobre o que nos aflige.

O que é medo? Uma emoção que nos deixa em alerta e aflitos quando nos sentimos ameaçados. Na maioria das vezes tem a ver com auto preservação e segurança. O medo gera timidez, pavor, aflição, tormento, preocupação, ansiedade. O medo nos imobiliza, tira nossa iniciativa e ousadia, nos prepara para fugir. Medo também pode ser uma prisão mental ou espiritual. Ademais, o medo produz, insegurança, desespero, preocupação, perdemos a confiança em Deus.

Há duas razões básicas que nos levam a ficar presos ao medo:  a primeira é porfixamos os olhos na realidade, o que vemos de ruim ou negativo, tende a nos afetar com medo, a segunda é porque perdemos o controle e a confiança em Deus.

Como vencer com o medo?

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 2 Coríntios 4:16-18

Primeiro procure mante o ânimo, a coragem, a fé e a ousadia, através de uma linguagem de fé e confiança na Palavra de Deus. Segundo, foque na vida espiritual, através de uma vida devocional saudável e regular de oração, nosso coração irá se renovar e fortalecer. Como aduz Efésios 6: 10:Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Terceiro, não fixando os olhos na realidade, quando olhamos muito atribuímos muito significado as coisas. O medo se apodera de quem olha muito, perdemos o senso de eternidade, quando olhamos muito. Vivemos regidos pela terra e não pelo céu. Quarto, vivendo para a eternidade, nossa leve e momentânea tribulação ou aflição, é incomparável com o peso da glória. Precisamos saber olhar, isso tem a ver com a maturidade e impressões espirituais que temos. Vivamos para a eternidade, pois tudo é passageiro, não nos entregando ao medo e confiando na fidelidade de Deus.

Por Pr. Jean Lima

Um comentário em “Vencendo o medo”

  1. Glória a Deus por nos reservar o melhor que é a vida eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *