Então, lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos. Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.
Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias. 1 Reis 17:8-16
Elias estava vivendo em meio a tempo de seca e fome de seus dias, levando o profeta a Sarepta, de Sidom, um território estrangeiro, na costa do Mediterrâneo. Lá ele encontra uma viúva, em uma situação de penúria e fome, que tinha saído para pegar lenha e fazer a última refeição para comer com seu filho. Ao encontra-se com Elias, sua história é transformada, porque ela manteve uma atitude de fé e esperança.
Vivemos em meio à dias difíceis e desafiadores, nos quais precisamos manter a fé, tendo em vista que Deus não está em crise, Ele continua fazendo milagres. Assim como a viúva, façamos em nossas rotinas aquilo que deve ser feito, ela mesmo tendo alimento para cozer sua última refeição, saiu para pegar lenha. Ela continuou trabalhando, fazendo o que deveria ser feito. E foi justamente no fazer o que precisava que ela viveu um milagre. Mesmo sem muita expectativa nas realidades visíveis, continue fazendo o que é preciso, pois no fazer o milagre ocorrerá. Enquanto ela fazia, Elias apareceu, uma porta se abriu, um milagre estava a ocorrer. Ela achava que iria morrer. Mas Deus tinha planos para ela, que nem mesmo ela sabia. Há coisas que irão acontecer em sua vida, que nem mesmo você sabe, que Deus está preparando. Apenas, continue, me movendo, trabalhando, investindo, empreendendo, pois algo milagroso vai acontecer. Apenas mantenha a fé e a esperança, a exigência de Elias era um teste de fé da viúva, se ela obedecesse receberia o milagre, e um milagre extraordinário aconteceu, o azeite e a farinha não se acabou, enquanto a seca perdurava, todas as vezes, que a viúva procurava o suprimento lá encontrava milagrosamente. Mantenha a fé.
Por Pr. Jean Lima.