Hebreus 5: 11-14
Abertura:
Creio que Deus tem nos ajudado com a revelação de Sua poderosa palavra;
Nos instruindo, aconselhando, orientando, revelando, exortando e consolando;
Temos sido alimentados com muita coisa boa, pelos irmãos e por mim que sempre tenho ministrado aos irmãos.
Introdução:
Escritor aos Hebreus aqui, estava decepcionado com seus ouvintes, pois queria aprofundar sua explanação acerca do
sacerdócio de Melquisedeque, e sua relação com o do Cristo ressurreto, mas não podia, pois tal estudo demandaria que
seus ouvintes tivessem maturidade e um pré-conhecimento sobre assuntos básicos da fé;
Tal reprimenda se justifica, tendo em vista que os leitores originais eram embotados, preguiçosos, indiferentes,
tinham pouco esforço em aprimorar seus conhecimentos, para melhoramento de suas vidas espirituais, famílias, e estados.
Embora convertidos demonstravam pouco progresso. Pouco progresso na fé, leva a estagnação, que leva a
inutilidade, a apostasia, e ao desvio.
Aplicação: creio que corremos o mesmo risco daqueles irmãos, de ficarmos na estagnação, que leva a inutilidade, a o
embotamento, se não nos aprimorar, nos movimentar, nos mover, no sentido de decidimos aplicar os preceitos da
palavra, e daquilo que temos ouvido. Deus tem nos falado, atentemos e diligentemente, apliquemos os preceitos de
Deus a nossas vida.
Elementos do texto:
a) “tardios em ouvir” no grego nothros que significa lento, descuidado, preguiçoso. O sentido aqui se aplica ao fato
de se ouvir e não aplicar o que aprendeu. Desprezo ao ensinamento espiritual, literalmente dureza em ouvir ou
faculdade da audição diminuída. O autor lamenta a capacidade dos ouvinte em ouvir ou receber, compreender e aplicar
o ensinamento espiritual.
b) “Difíceis de explicar” por causa: do embotamento espiritual dos ouvinte; pela incapacidade de progresso criada
pela lentidão em aplicar as verdades; pela colocação de interesses outros acima do desenvolvimento espiritual; por
causa da baixa espiritualidade de seus ouvintes.
Adam Clarkc (teólogo britânico, metodista, contemporâneo de Wesley) diz : tal como nothros indica a pessoa que
anda pesadamente e caminha com lentidão, esse termo aqui é aplicado também aqueles que são chamados a carreira
cristã, cujo caminho está delineado a sua frente, e cujas benção a ser obtidas são enumeradas e abundantes, mas que
não se esforçam para avançar, antes estão sempre aprendendo as mesmas coisas, nunca sendo capazes de ao pleno
conhecimento da verdade e ter suas vidas transformadas.
c) “tempo decorrido e ser mestres” há quem diga que esses irmão sejam da era dos apóstolos, em média poderia ter
tempo suficiente, anos, para ser até mestres. O progresso deles já era esperado, já deveriam ter aprendido e
crescido. Já deveriam ser pessoas cheias do Espirito Santo, se moverem nos dons, mas continuavam crianças espirituais.
d) “Leite e alimento sólido” trata-se de uma metáfora comum nas escrituras. Paulo usou em I Corintios 3: 1-2. Leite
indica os rudimentos da fé, alimento sólido, ensinamentos mais profundos. Crianças não digerem alimentos mais densos.
Meios de desenvolvimento espiritual e crescimento: experimentar as bênçãos de Deus, suas promessas, ser útil na obra.
Precisamos treinar nossas mentes através do estudo das escrituras e livros que nos ajudem a compreender as
realidades espirituais;
Precisamos da prática da oração;
Precisamos da meditação, irmã da oração;
Precisamos da aplicação dos preceitos, para gerar santificação e espiritualidade;
Precisamos aplicar a lei do amor;
Precisamos do uso dos dons espirituais.
Por Pr. Jean Lima.