Mente e pensamentos

28 de setembro de 2023 - Autor: Jean Lima dos Santos

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8,

Deus se preocupa naquilo que pensamos. Esse texto nos ensina que devemos ocupar nossa mente com pensamentos justos, amáveis, puros e cheios de virtudes. Pensamentos curam, mas também adoecem, inspiram, mas deprimem, libertam, mas aprisionam.  

Mudamos nosso pensamentos pela renovação da mente, e também revendo o tipo e qualidade de pensamentos que concebemos, gestamos, recebemos e carregamos. Uma mente renovada, não é perfeita, mas possui uma qualidade de pensamentos alinhados com o céu, com a vontade de Deus. 

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas ⁵ e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 2 Coríntios 10:4,5

Paulo nos ensina a levar cativo os pensamentos a obediência de Cristo. Nesse texto, ela fala de uma guerra, travada na mente. Fortalezas são fortificações na mente, estruturas arraigadas na forma errada de pensar, e sofismas são ideias erradas e pensamentos fraudulentos e enganosos. Levar cativo os pensamentos é impugnar tudo que não é da mente de Deus. Uma mente renovada aprendeu a rejeitar e levar cativo os pensamentos a obediência de Cristo. 

Deus se preocupa com o que pensamos, com a qualidade dos pensamentos refletem a renovação da mente, precisamos perceber e cuidar das janelas da alma (olhos, ouvidos, experiência, carne, satanás e Deus) e levar cativos os pensamentos a obediência de Jesus, pois assim como imagina a alma assim andaremos.

Por Pr. Jean Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *