Moisés, Elias e Jesus todos tiveram motivos para desistir e não desistiram

26 de agosto de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Textos:Números 11: 10-15 / I Reis 19: 1-8 / Lucas 22: 39-45.

Introdução:

Embora esses homens sejam lembrados por seus feitos milagrosos, Moisés o homem do Mar Vermelho, Elias o profeta de fogo, Jesus o homem que curou, libertou, parou tempestades e andou sobre as águas. Há algo incomum na vida deles: todos passaram por momentos de crises de alma, aparentes fracasso, frustrações, sentiram-se abandonados por Deus, chegaram a até desesperar da própria vida.

Moisés: sente-se sobrecarregado por causa da função que possuía, a pressão das pessoas o levara a pedir a Deus a morte. Elias: Elias desgastado pelas lutas contra os profetas de Baal, se sente ameaçado por uma mulher, se isola, pede a morte a Deus e fragilizado se sente só. Jesus: o Filho de Deus, ante ao sofrimento de sua morte, angustia-se de tal forma que a “hematridose” o aflige, ansioso, tenso, preocupado, se sente abandonado por Deus e pelos discípulos.

Aplicação: Todos tinham motivos para desistir da vida e dos propósitos, mas não desistiram. Há muita gente sentindo-se frustrada, derrotada, preocupada, com medo, ansiosas, desanimadas, insegura. Muitos estão querendo desistir na vida, da família, do casamento, dos filhos, dos negócios, dos sonhos e alguns possuem motivos legítimos para isso.

Mas porque sentimos o desejo de desistir? Talvez pelas mesma razões que afligiram Moisés, Elias e Jesus:

Moisés: sente a carga de cuidar de tanta gente. Muitos estão se sentindo sobrecarregados por suas famílias, por filhos, por casamentos, por um trabalho ou empresa, igreja e funções, etc. Almas pressionadas e sobrecarregadas: ficam estressadas, ansiosas e querem desistir.

Elias – representa aqueles que estão lutando demais e se sentem exaurido em suas forças, se sentem fadigados da vida, desanimados por causa das lutas, sem fé, para estes morrer seria o melhor, essas pessoas começam a se isolar, ver defeito em tudo, tomam decisões precipitadas, fadigado temos uma visão distorcida da realidade.

Jesus – representa aqueles que sofrem, se preocupam, desanimados, sem saber o futuro, mas permanecem obedientes e não desistem, sejamos como Ele.

Sentir-se desanimado, desmotivado, desejo de morrer, de desistir da vida, está com uma alma em crise, com medo, ansioso e sentindo-se fracassado. Em algum momento podemos nos sentir assim, mas não podemos perder nossa confiança em Deus.

Quem não desiste? Quem não abandona a vida de oração; Quem não se desespera e se controla emocionalmente; Quem se cuida emocionalmente e fisicamente; Quem tem fé e aprendeu a confiar em Deus; Quem ousar viver o sobrenatural.

Por Pr. Jean Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *