Não deis as cães o que é santo

11 de julho de 2022 - Autor: Jean Lima dos Santos

Paz de Jesus

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem. Mateus 7:6.

Na metáfora de hoje, Jesus quando proferiu tais palavras tinha em mente, partes dos sacrifícios que eram oferecidos no templo, que eram lançados aos cães do oriente, muito violentos e ferozes, por sinal. Nessa metáfora, há muitas alegorias aplicáveis. Pérolas e o que é santo ali, referem-se a mensagem do Reino, e cães seriam determinados tipos de pessoas amorais, perversas, que desdenham e rejeitam, e que abertamente são inimigos da mensagem de Deus. Ele não está nos ensinando a ser seletivos na pregação, a mensagem é universal e para todos, mas nos orienta a ter prudência para não lançar pérolas a porcos.

Vejo também nesta metáfora, Jesus nos ensinando a ter cuidado com quem damos nossas intimidades e segredos, nossas coisas íntimas, nossa vida privada, que nos é sagrada, que nos é santo (vida íntima, casamento, família, relacionamentos). Devemos ter cuidado, para não lançar nossas pérolas íntimas aos “cães”, que podem depois usar para nos ferir e dilacerar. Sejam prudentes e não deem àqueles que não merecem suas intimidas, e que lhes é precioso e sagrado.

Por Pr. Jean

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *