Natureza dos êxtases e das visões

18 de julho de 2022 - Autor: Jean Lima dos Santos

Natureza dos êxtases e visões.

Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; Atos 10:10

O estado de êxtase, usual e ordinariamente, é necessário para o recebimento de qualquer visão, e isso é fato conhecido e universalmente comprovado. A consciência material e ordinária dos homens não é boa condutora de visões espirituais, sendo que se torne necessário, um estado alterado da consciência, para que a pessoa se torne mais sensível para com o que é celestial.

É perfeitamente provável, que grande parte do mundo invisível pudesse tornar-se visível para um indivíduo que pudesse alterar seu estado de consciência, porquanto aquele mundo espiritual, para nós invisível, não é menos real do que o nosso. De fato, é mais real do que o nosso, por ser eterno.

Todavia, em seu estado natural, o homem não está bem equipado, em virtude de seu embotamento espiritual, para perceber essa realidade. Dentro do homem, está seu espírito, o qual tem grande afinidade com a realidade mais elevada, porque dali é que veio e para ali está destinado a voltar. Assim é que caídas as algemas do corpo, e os cárceres da alma, que prendem o espírito, este imediatamente procura aquele mundo, que é mais semelhante a si mesmo, e espontânea e voluntariamente se vai, tal como um homem que se vê solto repentinamente de seu calabouço, e experimenta visões e êxtases do mundo sobrenatural. O jejum e orações aguçam a percepção de tais realidades celestiais.

Texto adaptado do comentário bíblico de Atos 10: 10, por Champlin Ph.D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *