Nada contra os livros de auto ajuda, eu particularmente não aprecio tal literatura, tendo em vista que na maioria das vezes nos conduz a um mundo de fantasias. Até no meio cristão atualmente existe uma abordagem motivacional, onde a ênfase é muito no homem, em seus direitos e nas promessas feitas pelo Criador. Isso para mim conduz as pessoas ao que chamo de mundo de fantasias. Uma realidade abstrata que nos guia, regendo nossa vida, dando-nos a falsa impressão de que as coisas são daquela maneira, que tudo está tem, sendo que não está. O mundo da fantasia é uma realidade muito distante da dos fatos que norteiam nossa existência, ela é enganosa e equivocada, isso porque não condiz com a vida que nos cerca. E a maioria das pessoas amam viver neste mundo, é um mundo lindo, onde somos elogiados sempre, os problemas escondidos, os defeitos camuflados, as responsabilidades terceirizadas, a dor e a disciplina evitadas. Esse mundo da fantasia nos impede de olhar nossa vida com franqueza, consciência e verdade. E isso é o maior impedimento ao crescimento e amadurecimento.
Uma das formas de nos libertarmos do mundo das fantasias, é quando aproximamos ao máximo nossa vida com nossa realidade, encarando-a com franqueza e sem medo. É quando percebemos que temos defeitos a ser trabalhados, que a vida que tenho fui eu que construi, que assumo minhas responsabilidades, que minha família não é perfeita, que a vida é feita de alegrias, mas também de tristezas. É quando dizemos: não está bem, é culpa minha, eu sou responsável, eu preciso tomar uma postura frente a isso. Já no mundo da fantasia, evitamos esse confronto com a realidade, pois ela, a realidade, nos assusta, então é melhor fugir dela, me associando com pessoas e ambiente que me ajudam a “esquecer” da realidade que me assusta ou que alimentam minhas fantasias.
Tenhamos coragem de olhar a nossa vida como de fato ela é, e se encontra, mesmo vendo o que não gostamos. Chega de ficar vivendo em um mundo de fantasias, sendo seletivos em minhas leituras, somente querendo ver o que me agrada, vivendo em busca de “afagos” das pessoas. Deixemos a realidade nos confrontar, nos desafiando a amadurecer e melhorar, fazendo assim viveremos e cresceremos de forma mais saudável. Que nossas realidades nos confrontem e nos desafiem, tratando o que precisa ser tratado, corrigindo que precisam ser mudadas, redirecionando, resinificando, refazendo, recomeçando. Somente saindo do mundo das fantasias conseguimos realmente nos desenvolver, amadurecer e crescer.
Por Pr. Jean Lima