O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30:5
Nós possuímos por natureza uma tendência a evitar o fracasso e o sofrimento. Fracasso é figura de derrota, humilhação e vergonha. Contudo, se você observar, não existe uma pessoa na vida que nunca tenha experimentado uma situação de aparente fracasso ou frustração. A verdade é que pessoas que hoje conquistaram alguma coisa, experimentaram muitas situações de fracasso. O fracasso é um tipo de experiência que podemos passar, mas é preciso entender que não é o fim. A verdade é que o fracasso poder destruir uns e erguer outros, isso depende da forma que reagimos as perdas.
Lições que precisamos aprender:
1. Trate o fracasso como um amigo
Nossa reação ao fracasso determina o que faremos com ele. Resistir aos momentos de perdas, dores, sofrimentos não nos ajuda em nada. Devemos olhar as coisas de forma positiva tentando extrair lições preciosas. Temos que compreender que nenhum fracasso na vida é tão grande que possa nos fazer afundar de vez. Olhar o fracasso como amigo importa saber que precisamos rever coisas, mudar atitudes, parar de culpar os outros, assumir que errou e seguir em frente.
2. Veja o fracasso como uma situação momentânea
Temos o hábito de erguer monumentos aos fracassos que experimentamos. Alguns passam a vida toda homenageando esses monumentos, desistem da vida, dos sonhos, perdem a esperança e caem em depressão e desespero. São poucos os que enxergam o fracasso como uma experiência passageira e momentânea.
“um gato que sobe em um fogão quente, nunca mais subirá em fogão. O problema é que nem sempre o fogão estará quente, mas o gato ao ver qualquer fogão associará fogão a sofrimento a queimadura”, às vezes somos assim, quando fracassamos criamos resistência a tentar novamente, a achar que tudo está perdido, a pensar em desistir por que temos medo de fazer novamente e fracassar, mas tudo é passageiro.
3. Veja o fracasso de dentro para fora
Às vezes a experiência de fracasso é uma oportunidade de Deus para nos levar a algo novo. Devemos ver esses momentos como uma oportunidade e não como o fim do mundo, pois é possível aprender muitos com as experiências de fracasso. Todas as situações difíceis que enfrentamos devem ser encaradas como oportunidade que Deus nos dá para progredir – “quem erra ou fracassa progride”.
4. Nunca desista por causa do fracasso
Muitos de nós não ousamos empreender algo por puro medo de fracassar, e poucos são os que nunca desistem por causa do fracasso. Não devemos nos deixar paralisar por um fracasso, devemos levantar a cabeça e seguir em frente. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá ao amanhecer. Não podemos desistir de Deus, da vida, da família, de sonhos, da fé por causa de momento de fracasso, pelo contrário, devemos ver os fracassos como amigos, como uma situação momentânea, como uma oportunidade e nunca ou jamais desistir por causa dele.
Por Pr. Jean Lima
Texto adaptado do livro “Surpreenda-se com seu potencial”
Top de verdade