Gálatas 5: 22-25
Considerações:
A palavra fruto se encontra no singular, manifestando a ideia de que a essência do Espírito, a virtude do Espirito, manifesta seus aspectos de diversas formas e qualidades espirituais. Paulo usa a palavra fruto em contraste com a palavra obra para os feitos da carne, este meramente humano, carnal e caído, aquele se referindo ao fruto, divinamente produzido. Fruto se refere então, as qualidades espirituais, divinamente implantadas em nós. O frutos manifesta o processo de transformação para a imagem de Cristo em nós, sem essa manifestação nossa vidas se encontram, estagnadas e sem sinais de evolução e crescimento. Para manifestar o fruto é preciso a influência do Espírito ser exercida continuamente sobre nós. Para manifestar o fruto, é preciso do toque, da unção, da influência, da manifestação, do envolvimento com o Espírito Santo na nossa vida diária. Nos submetendo a Ele, e buscando sua presença.
A manifestação do fruto, expressa a nossa espiritualidade. O que é espiritualidade?
Espiritualidade Cristã é quando permitimos que o Espírito Santo lidere e controle sua vida, vida na unção;
Espiritualidade Cristã é quando manifestamos os frutos do Espírito em nossa vida, ver frutos;
Espiritualidade Cristã é o abandono da vida do pecado, da vida carnal, é a renúncia da velha natureza;
Espiritualidade Cristã é a submissão ao ministério do Espírito Santo na nossa vida diária. Rhema.
Aplicação: penso que uma vida cristã genuína precisa manifestar o fruto do Espírito Santo. A nossa pouca espiritualidade expressa pouco o fruto do Espírito. Precisamos ver se nossas vidas manifestam o fruto do Espírito. Vidas vazias, frias, carnais, almáticas, indiferentes, sem poder, unção, manifestações do Espírito revelam a ausência do fruto do Espírito.
São vários os aspectos do fruto do Espírito:
1. O amor
O amor é a maior prova de espiritualidade. Prova que nascemos de novo, prova que Deus está em nós. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14. Isso envolve, amor próprio, mas também amor a Deus, e a seu próximo.
2. A alegria
A alegria se manifesta como regozijo, bem estar espiritual, graça abundante, leveza, fluir do Espírito. Se manifesta ainda, em ações de graças, adoração, louvores, expressões alegres. Deus não preza pela tristeza, desânimo, melancolia. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4: 4. A alegria cristã não deve ser uma emoção artificial, mas uma manifestação do fruto do Espírito. Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Salmos 100: 1,2
É triste, mas a maioria das pessoas vivem sem alegria, tristes, desanimadas. Mas isso apenas mostra que precisam da unção do Espírito que comunica alegria.
3. A paz
Um relacionamento correto com Deus gerará paz. Paz consigo mesmo, fruto do perdão dos pecados, paz com Deus, fruto da reconciliação com Ele, e paz com seu irmão. Paz manifesta confiança, tranquilidade, serenidade, esperança. Muitos vivem sem paz, vivem sem unção. A paz é o contrário da intriga, da contenda, do ódio, da desavença, do conflito, esses obras da carne. A paz produz uma tranquilidade emocional, baseada numa correta relação com Deus e os homens.
4. A longanimidade
Significa ânimo longo, paciência, tolerância, não explosões de ira, ódio ou furor. Deus é longânimo, e espera que nós exerçamos a longanimidade uns com os outros. Longanimidade é fruto do Espírito.
5. Benignidade
Significa gentiliza, presteza, excelente caráter, ser grácil, amoroso, bom temperamento, não amargos, rancorosos, ou ressentidos.
6. Bondade
É aquele que se dispõe a ajudar aos outros. Ele é bom para com os outros.
7. Fidelidade (fé)
Fidelidade a Deus é uma expressão do fruto do Espirito Santo.
8. Mansidão
Modéstia, gentiliza, cortesia, falta de maldade, aspereza, humildade.
9. Domínio próprio
Controle dos impulsos, auto controle, auto disciplina, domínio dos vícios, capacidade de controle sobre suas ações, emoções, gestos e fala.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25
Aplicação: Precisamos irmãos da unção, do toque contínuo e constante do Espirito Santo em nossas vidas. É preciso olhar para nós e ver, se andamos manifestando o fruto ou as obras da carne. Precisamos melhorar nossa qualidade de vida espiritual. Muitos acham que está tudo bem, mas se avaliarmos estamos vivendo sem unção, sem a manifestação do fruto do Espirito, por isso vidas cansadas, sem alegria, sem ânimo, sem fidelidade, sem bondade, sem domínio próprio, sem Deus.
Que Deus possa nos ungir todos os dias e que venhamos manifestar o fruto do Espírito em nossas vidas.
Por Pr. Jean Lima