O lugar secreto

22 de agosto de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.  Mateus 6: 6.       

Considerações:

Jesus aqui não condena a adoração e oração feitas em público, mas condena a atitude de espetáculo e a forma teatral que essas práticas espirituais podem tornar-se, coisas muito comuns nestes dias. Se a oração não nos leva a um contato ou conexão genuína com Deus é um desperdício de energia e tempo. Havia no tempo de Jesus um número muito grande de pessoas que professavam orar, mas não passavam de atores e de profissionais religiosos.

Jesus neste verso expõe alguns elementos importantes para uma verdadeira vida de oração:

1. Quando orardes

A palavra “quando” aqui possui um significa de regularidade ou também de tempo em tempo. Não diz “SE” orardes, mas quando orardes, trazendo-nos a ideia de que a oração em secreto deve ser praticada pelos discípulos de Jesus. Regularidade significa assiduidade, regularmente, diariamente, constantemente, ação de se fazer algo frequentemente, ser assíduo, frequente, constante. Jesus aqui estabelece a necessidade vital da oração na vida humana. 

2. Entra no teu quarto

Essa palavra no grego significa depósito ou despensa. Lugar do administrador da casa, pois era um lugar intimo da casa, somente o dono teria acesso, seria o último lugar onde se poderia encontrar alguém orando, pois era local privativo do administrador.

Podemos concluir que quarto aqui pode também ser aplicado para designar qualquer sala privada no interior da residência. Lugar de privacidade, de isolamento, de quietude, lugar onde podemos ouvir nosso coração e a voz suave de Deus. Implica ainda, num local onde estejamos livres dos ruídos da vida social e podemos promover uma melhor conexão com Deus. Gosto mais do quarto e do monte do que das orações públicas. 

3. Fecha a porta

Implicar que ninguém deveria interromper ou entrar. Significa ainda um lugar que não seremos vistos por ninguém. Esse isolamento e essa privacidade favorece a um maior relacionamento com Deus. Sem ruídos, sem ser vistos. Lá não podemos mascarar, somos desestimulados ao teatro ou a preocupações exteriores. Facilita nossa conexão com Pai.

4. Ora a o Pai que está em secreto

Secreto é escondido, reservado, velado, sigiloso. Um lugar secreto era o lugar mais remoto e profundo do templo. Era o lugar onde Deus na antiga aliança se manifestava, era o lugar mais santo, onde somente o sacerdote uma vez por ano entrava. Em Levítico 16: 2-3 – na antiga aliança o lugar onde a glória de Deus se manifestava era no Santos dos Santos. O Lugar mais profundo do templo. Somente o sacerdote representando o povo entrava uma vez por ano. Ainda em Hebreus 6: 19-20 – Jesus entrou de uma vez por todas, tornando-se sacerdote eterno. Hebreus 10: 19-22 – afirma que temos acesso hoje a esse lugar secreto, em fé, oração e dedicação.

5. O Pai que vê em secreto te recompensará

As recompensas serão encontradas no lugar secreto. Há tesouros neste lugar. Há presença de Deus. Ele nos vê neste lugar; nos fortalece, nos renova, faz milagres. Enquanto muitos vivem buscando coisas, através de tantas formas, Jesus diz que seremos recompensados por Deus quando decidimos viver uma vida de intensa intimidade com Ele no Lugar Secreto.

Por Pr. Jean Lima

2 comentários em “O lugar secreto”

  1. Cleide Varjão disse:

    Palavra abençoada, que a cada dia nos estejamos no lugar secreto buscando essa intimidade diária com o nosso paizinho.

  2. Geisa Amorim do Nascimento disse:

    Levado seja a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *