O poder das decisões

22 de julho de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

A maioria de nós conhece a história de Daniel e Sansão, Daniel um jovem, que foi levado como escravo para a Babilônia e se tornou alto funcionário do império e Sansão, o homem forte de Dã, tribo de Israel, juiz, que veio a ter os olhos vazados e tornou-se um prisioneiro cego, tendo um final triste e penoso. Ambos serviam ao mesmo Deus. Mas o que deu errado? Porque um foi exitoso e o outro teve um fim triste? Será que foi Deus que escolheu assim? Isso foi o destino? Foi falta de oportunidades? O que de fato ocorreu com suas histórias? Lendo alguns versos das Escrituras podemos perceber o que por certo veio a acontecer.

Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Daniel 1:8

Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela. Juízes 16:1

Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Juízes 16:4

Vemos que houveram decisões que ambos tomaram e que foram determinantes no destino de cada um. Daniel resolveu firmemente não se contaminar, não se misturar, se preservar e manter a fidelidade e honra a seu Deus e sujeitar-se a Sua Palavra. Enquanto Sansão, o juiz de Dã, decidiu violar seu voto de Nazireu, quebrar sua fidelidade ao Senhor, e viver com uma prostituta em Gaza. Veja o fim que tais decisões produziram:

Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa. Daniel 6:28

Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere. Juízes 16:21

Percebem? Enquanto um prosperou, enriqueceu e se tornou um alto funcionário do império, o outro teve sua liberdade cerceada, olhos vazados, perdeu o posto de juiz e foi humilhado e envergonhado pelos Filisteus.

Sabe qual é a diferença? Foram as escolhas que ambos tomaram no caminho da vida. Somos frutos das decisões, nossa vida é feita de decisões que tomamos no dia a dia. Estamos onde decidimos e estaremos onde decidimos hoje, a vida é construída por decisões. Cuidado com as decisões pois elas modelam nosso destino. Seguem alguns conselhos sobre como decidir:

1. Sempre decida em harmonia com a vontade e a palavra de Deus

Os mandamentos não são amarras e prisões, são na verdade muros de proteção. Veja Daniel, e compare com Sansão. Um decidiu fazer a vontade de Deus, e o outro a sua vontade. Decida pelo justo, pelo certo, pela verdade. Que suas decisões não o afaste de Deus.

2. Saiba que as decisões erradas produzem resultados ruins

Veja como você está decidindo, pois suas decisões constroem sua vida. Deus nos deu o poder de escolha, decisões erradas, precipitadas, fora da vontade de Deus, violando Seus mandamentos, irão produzir resultados ruins.

.3. Construímos nossa vida através de decisões pequenas do nosso dia a dia

São pequenas decisões que afetam nosso destino. Nós damos mais atenção as decisões mais importante, (casar), curso, profissão, mas no dia a dia, vamos tomando decisões pequenas, que afetam muito nosso futuro. Daniel decidiu apenas não se contaminar com comida, veja do destino.

4. Uma boa vida de oração nos ajuda a decidir melhor

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. Daniel 6:10

Decisões erradas poderiam ser evitadas se orássemos mais. Deus nos ajude a decidir sobre tudo em nossa vida, pois até o destino eterno é decidido por nós. Que Deus nos ajude a viver a vida tomando decisões acertadas. Sempre decida em harmonia com a palavra e vontade de Deus. Deus colocou em nossas mãos o poder de decidir. Você precisa decidir. Vida espiritual, na família, na igreja, nos estudos, na saúde. Deicida hoje, a tomar o controle de sua vida. Saiba que somos frutos das nossas decisões.

Porque os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. Deuteronômio 30:19,20

Por Pr. Jean Lima

Um comentário em “O poder das decisões”

  1. Maiane disse:

    Que palavra maravilhosa… Essa veio quentinha do céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *