O poder das palavras
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto Marcos 11:12-14.
E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes. E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou. Marcos 11:20,21.
A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18: 21
Deus dotou o homem com um potencial extraordinário. Lamentavelmente, o homem não tem usado esse enorme dom que Deus lhe deu, mas isso significa que um novo mundo de possibilidades se apresenta diante de nós, se formos capazes com a ajuda do Espírito Santo, de aproveitar todo o potencial que temos se nenhum tipo de limitação. Precisamos nos abrir para entender o poder que nossas palavras exercem na nossa vida emocional e espiritual. Quando o espírito do homem, que se encontra na dimensão espiritual, confessa e declara: sim eu posso, o Espírito Santo é quem o ajuda, por meio de novas ideias e inspirações. No entanto, se nosso espírito declara de forma negativa, as portas no mundo espiritual se fecham, deixando-nos sem acesso aos recursos divinos. Há algumas coisas que precisamos saber:
Primeiro, sobre o que pensamos é sobre isso que falamos: Mateus 12:34, Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Sobre o que ocupamos nossa mente é sobre isso que falaremos, pois nossa imaginação é estimulada pelo que vemos e ouvimos. Lamentavelmente, muitos de nós ocupamos a nossa cabeça com coisas que não alimentam a nossa fé, por esse motivo não conseguimos ter uma linguagem de fé que produz mudança em nossas vidas e na vida de outras pessoas. Temos que eliminar toda cultura inútil, que chegam a nós através das redes sociais ou outros meios de informação, temos que aprender a ser seletivos, no que vemos e ouvimos. Devemos pelo contrário, meditar na Palavra de Deus diariamente, pois isso produzirá uma linguagem de fé e de milagres.
Segundo, a fé vem pelo ouvir: II Coríntios 4:13 diz que a fé vem pelo ouvir. Quando abrimos nosso coração para ouvir e refletir na palavra de Deus, ele se enche de fé e coragem. Às vezes, nos falta fé, por que não damos a atenção necessária a Palavra de Deus. Devemos dar a devida importância a Palavra de Deus e crer no que ela declara, quando enchemos nosso coração de fé, teremos ousadia para declarar uma palavra de autoridade e transformar situações caóticas em milagres. Temos o que a bíblia diz que temos, podemos o que a bíblia diz que podemos, somos o que a bíblia diz que somos.
Terceiro, há poder em nossas palavras. Deixemos que uma linguagem bíblica domine nossa mente. Mateus 8:5-13, conta a história do centurião que creu na Palavra que Jesus declarara e experimentou um milagre extraordinário. Ouse falar, creia no poder sobrenatural da palavra, confesse a Palavra de Deus, expresse palavras de fé e ousadia, declare palavras de êxito e criatividade, de vitória e produtividade. Ouse dizer a palavra e os milagres acontecerão, pois se desejarmos levar uma vida saudável, seja física, seja espiritual, devemos aprender a conservar uma atitude muito positiva frente aos desafios da vida. Fale a verdade de Deus e elimine palavras negativas, duvidosas, duras e hostis do seu falar.
Por Pr. Jean Lima