O poder de uma vida espiritual saudável

1 de fevereiro de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente. Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. Jó 1:1-5

Livro de Jó compreende 42 capítulos. Destes os 2 primeiros relatam a vida de Jó, onde morava, sua família, suas posses. Ademais, temos ainda o drama no céu onde satanás, pede a Deus autorização para provocara flagelos e sofrimentos em Jó. Entre o 3 e o 41 temos uma enorme dialética entre os 3 “amigos” ou acusadores de Jó, que tentam a todo custo relacionar seu sofrimento a algum tipo de pecado ou iniquidade praticada por ele. Já no final, no capítulo 42 vemos sua restauração. Vemos nos primeiros versos do capitulo 1, o caráter e a integridade desse patriarca e de como isso tinha relação com sua prosperidade, vida familiar e espiritual.

Há uma relação muito clara entre vida espiritual e as demais áreas da nossa vida. Há um poder transformado e libertador, que promove benção, paz, provisão, restauração e prosperidade em nossas vidas, quando vivemos vidas espirituais saudáveis.Há uma relação entre o natural e o espiritual, ou seja, entre nossa vida espiritual e saúde, prosperidade, ambiente, estilo de vida, família.

III João 1: 2. Na versão King James: Amado, oro na expectativa de que tenhas boa saúde, que sejas bem-sucedido em tudo o que empreenderes, assim como é próspera a tua alma.

O caráter moral e espiritual de Jó pode ser visto por quatro características: a) Ele era um homem íntegro, em outras palavras, ele não tinha inadequações morais e espirituais dominantes. Por certo, não perfeito, mas era inteiro e completo, não havia brechas ou defeitos em sua conduta. Jó era inculpável e irrepreensível, ele era moralmente ajustado, não tinha deformações no caráter; b) Ele era um homem reto, ele não se desviava dos padrões de Deus, justo, honesto, imparcial, sábio e generoso. Ele tinha um espírito reto, uma mente curada, restaurada, ele aplicava os preceitos divinos a sua vida, era um cumpridor da palavra de Deus; c) Ele temia a Deus, a base de toda obediência e espiritualidade é o temor a Deus, ele era piedoso, tinha grande reverência por Deus, e pelas coisas espirituais, temia quebrar as leis de Deus, pois sabia que produzia reflexos, na vida espiritual, na família, nos negócios; d) Ele se desviava do mal, ele não brincava com as coisas de Deus. Por isso, sacrificava com frequência, não brincava com o pecado, nem pecava por curiosidade ou casualidade, mesmo tendo vantagens pessoal, preferia obedecer e era rigoroso em cumprir seus deveres.

Os resultados dessas características na vida de Jó consistia na proteção divina, verso 10 do capítulo 1, diz que havia uma sebe ou cerca que Deus colocou para protege-lo. Ele tinha uma família feliz, esposa, 10 filhos, viviam em plena harmonia e comunhão, seus filhos o honravam. Ele era próspero e rico, não lhes faltava nada, Deus multiplicava e abençoava, livre de preocupações financeiras. Ele tinha uma boa reputação, era alguém conhecido e feliz. Ele tinha saúde, era ativo, se movimentava de um lugar para outro, possuía muitas propriedades. Tudo que nós desejamos, Jó possuía, e isso era fruto de sua vida espiritual saudável.

Por causa dessa relação entre vida espiritual saudável, (retidão, integridade, temor ao Senhor, oração, consagração, fidelidade, presença de Deus, libertação de mágoas, ressentimentos, ciúmes, invejas, etc), resulta na vida espiritual, na saúde, na vida espiritual, na família, no dinheiro.

Venhamos aprender, que nossa vida, reflete nossa espiritualidade. Portanto, investe em tua vida espiritual, ser fiel, anda em retidão, temamos a Deus, nos desviemos do mal, libera perdão, remove mágoa, ressentimento, invejas. Sejamos pessoas curadas, libertas, com mentes renovadas, motivações santas, amorosas, lábios sábios, atitudes ajustadas, pois isso se refletirá em nossas vidas.

Por Pr. Jean Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *