O que a Bíblia fala sobre a morte
Nós humanos, possuímos um forte instinto de sobrevivência que alimenta o desejo de viver e em certa medida de evitar a morte. Contudo, há pessoas que veem a morte com relativa naturalidade, apenas ficando impressionados com tal fato, mas para a grande maioria a ideia da morte é atormentadora, talvez pelo medo de não mais existir ou pelo desaparecimento físico-material de quem amamos.
Todavia, a morte é um acontecimento natural e universal, que pode produzir marcas, a depender da nossa reação a ela, na vida de qualquer pessoa, família ou comunidade, isso porque, a morte, às vezes nos surpreende, por demonstrar a incapacidade humana em não possuir o domínio sobre todas as situações da vida, pela nossa fragilidade em não saber lidar com a dor, bem como por vivermos em uma cultura que não somos ensinados sobre a morte.
O que é a morte?
Morte (do latim mors), óbito (do latim obitu), falecimento (falecer+mento), passamento (passar+mento), ou ainda desencarne (deixar a carne), são sinônimos usados para se referir ao processo irreversível de cessamento das atividades biológicas necessárias à caracterização e manutenção da vida. Após o processo de morte o sistema não mais vive, e encontra-se morto. Deus já nos preveniu através das Escrituras sobre a morte:
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer. Eclesiastes 3:1-2
Por que sofremos com a morte?
Somos humanos e como tais, temos fragilidades. Até Jesus chorou com a morte de seu amigo Lázaro, João 11: 35. É natural e até saudável que tenhamos vontade de chorar, sentir angústia, medo, ansiedade, tristeza e inconformismo. A sensação de separação, ausência, desligamento da pessoa falecida é sem sombra de dúvida o que mais acentua o nosso sofrimento frente à morte, saber que neste plano terreno, teremos que conviver sem aquela pessoa que tanto amamos, nos relacionamos, construímos sonhos, família, enfim tivemos convivência é para nós, amedrontadora. Saber que alguém sofreu antes de falecer pode também gerar sofrimento a nossa alma.
Condição dos mortos numa perspectiva bíblica:
a) Imortalidade da alma – É infantil e revela falta de informação imaginar que somente o que os nossos sentidos físicos conseguem captar, é o que realmente existe. Há um mundo que a ciência a cada dia reconhece que está muito além do que os nossos olhos enxergam. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta, Tiago 2: 26. Há um espírito além do corpo.
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23. Somos uma tricotomia, corpo, alma e espírito.
b) Morremos uma única vez. Nós cristãos não cremos na reencarnação como advogam alguns. As escrituras são claras em afirmar que existe apenas uma única morte física. Vejamos:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Hebreus 9: 27.
Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Jó 7:9.
c) Estão aguardando julgamento. Existem dois locais intermediários para onde os mortos se destinam, enquanto aguardam o julgamento perante o Tribunal de Cristo, Seio de Abraão, uma espécie de Paraíso e Hades ou inferno, lugar de tormentos, ver a parábola do Rico e Lázaro proferida por Jesus neste sentido, Lucas 16: 19-31.
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. II Coríntios 5: 10.
Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino. II Timóteo 4:1.
Não existe nenhuma base segura nas escrituras para apoiar que existe um lugar intermediário, “purgatório”, um lugar onde as almas irão para se purificar de seus pecados e depois adentrar os portais do paraíso. Quando morremos nossos destinos se encontram traçados, pela condição em que cada um se encontra no momento de sua morte, sua passagem, todavia, todo julgamento final pertence a Deus. Será de grande valor que quando enfrentarmos a morte, nossas vidas se encontrem unidas a Cristo, pois orações e rezas aos mortos de nada aproveita. Aos mortos nos resta respeitar e lembrar as boas memórias de suas existências.
d) Há uma segunda morte. Refere-se à morte eterna, a separação de Deus, mas somente Deus, através do Justo Juiz, Jesus Cristo, tem competência para julgar os mortos. Devemos crer no Seu sacrifício na cruz do Calvário para então não experimentar a segunda morte.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 21: 8.
e) Ressuscitarão. A ressureição dos mortos será um evento universal que ocorrerá, quando da Segunda Vinda de Jesus, a igreja viva será arrebatada e os mortos serão ressuscitados.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 11: 25.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. I Tessalonicenses 4: 16.
Embora existam muitas religiões que põem medo nas pessoas diante do quadro da morte, asseverando muitas dificuldades para se herdar a Salvação Eterna, bem como salientando o terror dos castigos eternos, tendendo a criar desespero e desesperança na vida das pessoas, Deus através de Jesus Cristo rende a humanidade aceitando a todos, ricos e pobres, negros e brancos, justos e pecadores, perdoando e salvando da morte eterna os que aceitam pela fé Seu convite para a Salvação.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9
Por Pr. Jean Lima
Muito esclarecedor.
Incrível!!!!
Maravilhoso!!!!
Amém!
Esclarecedor !
Rico demais
PODEROSO. . OBRIGADA POR TANTO QUE TEM NÓS ENSINADO.
Glória a Deus por sua vida meu Pastor!
Obrigado pela orientação e ensino preciso e embasado nas sagradas escrituras
Glória a Deus pelo ensino Pr.Jean!
Rico esclarecimento.
Louvado seja Deus por sua vida pastor JEAN.
Obrigada por nos ensinar.