Texto: 1 Samuel 3:1-3
Eli era o sacerdote em Siló, um lugar onde o templo e a arca de Deus estava, e o povo buscava ao Senhor naquela época. Esse era um tempo de transição entre a época dos juízes e a monarquia, Samuel nascera neste tempo. Essa época é marcada por um baixo estado espiritual daquela geração. Este estado de coisa, era resultado do afastamento ou retirada da unção, presença ou glória de Deus. Há três expressões no texto que expressão esse estado de coisa:
a) A palavra de Deus era muito rara;
b) As visões não eram frequentes;
c) Antes que a lâmpada de Deus se apagasse.
Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido. E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus. 1 Samuel 4:21,22
Aplicação: Precisamos preservar a unção de Deus sob nossas vidas. Quando não negligenciamos isso, a unção pára de se manifesta. Não vemos Deus agindo ou se manifestando. Vivemos sem perceber que a unção parou de fluir em nossa vida. Resultado disso é uma vida sem visões, milagres, ou movimentos de Deus. Não vemos Deus agindo. Mas Ele quer agir, e se mover em nós e entre nós.
Pelo contexto, podemos ver o que ocorre quando a unção vai se retirando (individual e coletivo):
1. Infidelidade a Deus diminui a unção
Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor; 1 Samuel 2: 12
Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor. 1 Samuel 2: 17
Quando nossa unção está comprometida, a fidelidade a Deus vai diminuindo e a infidelidade vai se manifestando. A infidelidade é uma manifestação de que a unção está se retirando.
2. Baixo estado espiritual se estabelece
Não há visões e nem revelações de Deus, não vemos Deus agindo, miraculosamente, deixamos de ter vitórias, vivemos sem o favor de Deus.
Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias. 1 Samuel 4:10,11.
Eles tiveram derrotas, e isso foi resultado da ausência da unção, por causa do baixo estado espiritual deles.
3. Precisamos preservar a unção
Final do verso 3, Cap. 3, vermos algo revelador: “Antes que a lâmpada de Deus se apagasse”. Essa lâmpada deveria permanecer acessa continuamente:
Disse o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão a conservará em ordem, desde a tarde até pela manhã, de contínuo, perante o Senhor; estatuto perpétuo será este pelas suas gerações. Sobre o candeeiro de ouro puro conservará em ordem as lâmpadas perante o Senhor, continuamente. Levítico 24:1-4
Precisamos preservar a unção de Deus em nossa vida, pela devoção, oração, fidelidade, submissão. Preservando a unção, haverá revelação, direção, e manifestação de Deus em nós e entre nós.
Por Pr. Jean Lima