Texto base: I Samuel 17: 1-11
Introdução: É preferível chamar problemas de desafios, pois desafio nos leva a idéia de algo a ser superado e vencido, enquanto que problemas remontam a idéia de algo insolúvel e que exige de nós uma capacidade grandiosa para resolver. Saul tinha um problema e Davi o desafio, os desafios nos levam a uma experiência nova na vida, pois são oportunidades de transformação, crescimento e promoção. Os desafios acontecem sempre na vida daqueles que andam buscando algo melhor diante de Deus. Por isso devemos entender que:
1. Os problemas são desafios: certo missionário cristão, Hudson Taylor disse: “muitos calculam o tamanho da sua dificuldade a luz dos seus próprios recursos, por essa razão não se esforçam muito e acabam fracassando. Todos os gigantes na fé foram pessoas fracas que fizeram coisas grandiosas para Deus por que confiaram no Seu Poder e não nas suas capacidades”. Assim como Davi temos “gigantes” para serem vencidos em nossa vida, devemos encará-los de frente sem medo.
2. Três comportamentos frente aos desafios:
a) Crescer diante do desafio: ver os desafios como oportunidade que Deus nos dá para provar a nossa fé e nos levar para algo melhor. Após a vitoria de Davi sobre o gigante ele foi promovido, deixou de ser anônimo e passou a ser conhecido tudo por causa da visão que tinha diante do desafio;
b) Relutar com o desafio: é a atitude de lutar não para vencer o desafio, mas para que o mesmo desapareça, era melhor que o problema não existisse. Foi o comportamento de Saul e de seu exército, há muita gente assim;
c) Fugir dos desafios: a conduta dos perdedores. Se isolar, evitar, se acomodar frente aos desafios. O sucesso na vida, em todas as áreas, é resultado do nosso esforço de ir além quando somos desafiados.
3. Suporte a pressão, permaneça firme frente aos desafios: Davi teve que enfrentar a crítica dos irmãos, I Samuel 17: 28, a descredibilidade do rei Saul, ver verso 33, que não acreditava que era capaz, mesmo assim Davi permaneceu firme no seu propósito. Devemos nos manter firmes frente aos desafios na nossa vida, as pessoas não vencem seus gigantes e não acreditam que venceremos os nossos.
Perguntaram a Thomas Edson, qual o segredo do seu sucesso nas suas invenções? Ele respondeu: – “eu começo onde todas as pessoas costumam desistir”. Quando todos desistiram Davi ousou fazer o que ninguém queria. Davi tem Deus como sua fonte de poder e confiança para vencer o gigante ele não confia na armadura de Saul;
Quando somos desafiados somos transformados: I Samuel 18: 5, mostra que Davi saíra do anonimato e agora tornara-se conhecido, bem como foi promovido. Vencer gigantes nos transforma.
Por Pr. Jean Lima.