Quatro tipos de pessoas.

25 de agosto de 2020 - Autor: Jean Lima dos Santos

Texto base: Lucas 5: 17-26

Introdução: Há nestes dias muitas pessoas que buscam a Jesus. E isso se deve ao fato de a sociedade está cada vez mais doente, e as pessoas não estão encontrando no mundo, nos prazeres, nas drogas, nas festas a essência da vida que é a paz, a felicidade e o êxito. Isso é muito bom em certo sentido, contudo devemos ter uma motivação correta quando buscamos a Jesus. Devemos compreender que nossas motivações determinam nosso milagre, por isso temos que ser pessoas que buscam a Jesus com as motivações corretas.

Mas qual o tipo de pessoa que nos identificamos nesta história? Deixe-os falar. Vejamos:

1. Pessoas que buscam a Jesus por interesse: essas são aquelas que procuram a Jesus para solução dos seus problemas, todavia não querem compromisso com Jesus. Esse tipo de pessoa somente deseja que Jesus faça um milagre em sua vida, (saúde, finanças, família), mas assim que Deus resolve o seu problema, logo se afasta e não mais tem interesse por ELE. No verso 17 diz que uma grande multidão vinha de muitos lugares em busca de um milagre, mas que neste episódio não experimentaram, pois Jesus olhou para o coração de muitos e não percebeu motivações corretas e nem fé. Multidões hoje buscam a Jesus em busca de milagres. Somente ocorreu na vida de um homem que nem facilidade para se aproximar de Jesus teve, mas tinha fé e uma motivação correta.

2. Pessoas que impedem que os outros experimentem um milagre: verso 19 diz que a multidão impedia o paralítico de passar. Essas tristimente são os religiosos e curiosos, e muitos estão na igreja, que se tornam pedras de tropeços para a vida daqueles que buscam a Jesus. Quem são estes hoje? São aquelas pessoas que dão mau testemunho na família, na escola, na faculdade, na igreja, na célula e que acabam por se tornar um impedimento para uma obra de restauração na vida de quem busca a Jesus. Havia uma barreira humana que impediu o paralítico de passar para receber um milagre, por que muitos fariseus estavam impedindo o caminho para que o paralítico não passasse. Veja que é provável que muitos viram a luta do paralítico para se aproximar de Jesus, mas no seu egoísmo não abriram caminho. Não devemos ser impedimento para que as pessoas se aproximem de Jesus, devemos na verdade ser, caminho de acesso para os necessitados.

3. Pessoas que necessitam de ajuda para se aproximar de Jesus: o paralítico é figura de um tipo de pessoa muito comum nestes dias. Vivemos em um mundo carente e doente. São indivíduos que precisam de ajuda para se aproximarem de Jesus, são depressivos, viciados, enfermos, ladrões, prostitutos, angustiados, desesperados, desesperançados, que precisam de pessoas que as ajudem a chegarem até Jesus (igreja, célula). Sejamos caminho de acesso para o perdido e que neste exato momento existem muitos “paralíticos espirituais” que precisam de ajuda.

4. Pessoas que carregam outros nas “costas” para levá-las a Jesus: é esse o tipo de pessoa que devemos ser, pessoas de fé que não somente visualizam suas necessidades, mas que se tornam instrumentos de benção para os outros, que se esforçam para ver os outros perto de Jesus. Pessoas que pagam preço para ver os perdidos aos pés de Jesus.

Por Pr. Jean Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *