Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.² E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12: 1.
Mente é a sede dos pensamentos, pensar, imaginar, raciocinar, lembrar, conhecer. Somos e agimos mediante o que pensamos, aquilo que pensamos nos tornamos. Deus quer que pensemos de forma correta, fundamentado em suas verdades.
Uma mente renovada é criativa, imaginativa, viva, livre, firme, cheia de fé e de verdade. O sucesso de uma pessoa começa em sua mente.
Paulo roga, suplica e pede insistentemente: Primeiro, não se amoldem ao mundo, ou seja, não ganhem a forma do padrão do mundo, não se modelem o comportem segundo padrão mundo. Segundo, transformai-vos. Essa transformação é de dentro para fora, e visa sermos transformados conforme a imagem de Cristo e isso somente é possível através de um processo de renovação da mente. Terceiro, pela renovação da mente. Essa renovação é de caráter espiritual e interior. A mente é renovada para melhor pela ação sobrenatural do Espírito Santo, ela se tornará livre, liberta de fortalezas e grilhões. Uma mente renovada expressa o caráter de Deus, temos a mente de Cristo. Uma mente renovada pensa conforme a palavra de Deus.
Essa renovação é realizada pelos meios de desenvolvimento espiritual: oração, aplicação da mente a palavra, uso dos dons espirituais, a santificação, a fé, a prática do amor.
Renovando a mente, experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, pois uma mente renovada abre portas, destrava destinos, atrai provisão e favor de Deus.
Por Pr. Jean Lima.