Renovação espiritual

2 de julho de 2021 - Autor: Jean Lima dos Santos

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Salmos 51:1-12.

Este é um salmo de lamentação ou arrependimento. O autor lamenta seu pecado e busca diante de Deus perdão, restauração e renovação espiritual, é também um clamor por misericórdia, perdão, purificação e restauração

O que aprendemos com este salmo? Ele nos ensina como experimentar uma verdadeira e genuína renovação espiritual, isso porque:

Ele teve consciência de sua condição, no verso 1 vemos: “apaga as minhas transgressões”, no versos 3 “pois conheço as minhas transgressões e meu pecado está sempre diante de mim” e no verso 4 “pequei contra ti” e por fim no verso 5 “eu nasci em iniquidade”. É perceptível o quanto ele estava cônscio de seus pecados, que por certo é o primeiro passo para a renovação.

Ele deseja ser purificado e limpo, há o uso de três palavras remidoras, a saber: apaga verso 1, lava e purifica nos versos 2 e 7. Aprendemos com isso que ele desejava ficar limpo, se sentir purificado diante de Deus. Não queria viver debaixo de sentimento de acusação e nem se sentido sujo e indigno diante de Deus, ele queria e desejava ser purificado e limpo.

Ele faz confissão, confessar é declarar culpa, reconhecer pecado, que desagradou a Deus, que violou mandamento, que reconhece que deve ser punido, mas busca perdão, absolvição, concerto e restauração.

Há perdão para pecadores arrependidos. Quando pecarmos devemos da mesma maneira almejar a purificação e a remissão que há pelo Sangue de Jesus. A bíblia no dá esta promessa: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Ele deseja ser renovado, renovar significar ficar novo novamente, refazer-se, recomeçar, iniciar novamente, adquirir nova força. Ele queria renovação espiritual, fortalecimento, unção nova, restituído a comunhão com Deus, alegria da salvação. Toda renovação começa com confissão, arrependimento, purificação e o toque restaurador do Espírito Santo. Que Deus nos renove concedendo uma nova unção e sendo retribuídos a Sua presença lugar de vida e poder.

Por Pr. Jean Lima

Um comentário em “Renovação espiritual”

  1. halmeubel disse:

    thanks, very interesting 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *