Santificação: o alvo da vida cristã

9 de maio de 2023 - Autor: Jean Lima dos Santos

Confesso que me senti deslocado, ao criar este tema, explico; é tão raro nestes dias ouvirmos mensagens sobre santidade e santificação, que parece que isso nem é da vontade de Deus ou que não seja mais necessário. Nosso evangelho popular, é recheado de auto ajuda, mensagens de sucesso, êxito e vitória, não que isso não seja da vontade de Deus, mas me refiro a ênfase nesse tipo de mensagem. Que as vezes, esquecemos ou achamos dispensável falar sobre santidade, santificação, pureza na vida cristã. Mas me comprometi em pregar todo o conselho de Deus, assim como outros tem feito também.

TEXTOS: I Tessalonicenses 4: 1-8 / Hebreus 12: 14

Contextualizando:

Paulo ele está apelando e rogando aqueles irmãos a viverem de modo a agradar a Deus. Ele está insistindo para que os alvos morais e espirituais deles fossem agradar a Deus. O apóstolo estava estimulando que eles, tivessem na vida diária, uma conduta apropriada, que eles se aprimorassem.

Exorta sobre a necessidade de progredirem na santificação, que não apenas se convertessem ao Senhor. Muitos deles, assim como nós, vinham do paganismo (Tessalônica e Corinto), se convertiam, mas não se santificavam. Continuavam com excessos sexuais, vícios, etc., não muito diferente de hoje. Paulo apresenta o alvo nobre da vida cristã: a santificação.

Aplicação: creio que a santificação é o alvo da vida cristã, precisamos entender isso. Não deveríamos ser motivados a seguir a Cristo, visando somente benefícios de ordem material, ou cura, dinheiro, bênçãos. Essas coisas serão consequências de uma vida devota, obediente e consagrada a Deus. Precisamos entender que a santificação é o fundamento de tudo que buscamos ser. Sem ela, não há transformação, unção, milagres, bênçãos, presença de Deus, dons e vida eterna. Mas do que, nos converter, precisamos nos santificar. Creio que esse é um assunto que precisamos
compreender e vivenciar. Sobre santidade ou santificação:

O que é santificação
Termo grego “hagiasmos” que significa separação (do que é profano), consagração (para o que é sagrado) e santificação. Refere-se ao processo que leva uma pessoa convertida a se tornar mais devota, dedicada, consagrada a Deus. Refere-se ainda ao processo de transformação moral do indivíduo, mediante a influência do Espírito de Deus. A conversão e a justificação são as sementes da santificação. Santificação é a transformação paulatina de nossas vidas, onde mediante o conhecimento, a revelação espiritual, nós vamos sendo transformados de glória em glória. Temos uma baixa compreensão sobre santidade, talvez seja por isso que nossas vidas não mudam.

Porque é importante ?
Porque sem santidade não podemos “ver” ao Senhor. Nossa relação com Deus será comprometida sem santidade. Porque sem santidade não há desenvolvimento espiritual, obediência, correção moral e transformação. Santificação é parte integral da salvação, e da glorificação futura. Para se viver uma vida na dimensão do Espírito, da manifestação dos dons, dos milagres e sinais. A ausência dos milagres nestes dias, creio que em parte é por falta de santificação.

Como viver ?
Precisamos da consagração, da devoção, da entrega, do arrependimento, quebrantamento, da renúncia. Uma teologia doente: que está retirando de muitos o dever de santifica-se, ou seja, da nossa participação. Envolve: separação, influência do Espírito, pela lavagem da palavra, consiste na Comunhão com Cristo, mortificação da velha natureza.

Precisamos decidir viver vidas consagradas a Deus, haverá saúde, pureza, os frutos do Espírito, milagres, dons, provisão e bênçãos de Deus. Decidamos hoje entender: Santificação: o alvo da vida cristã.

Por Pr. Jean Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *