Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. Mateus 5:29,30.
Na metáfora de hoje, Jesus mostra que nos é mais vantajoso sacrificar algo que nos é precioso, olho ou mão, para atingir o objetivo de fazer a vontade de Deus. Ele usa a metáfora de “arrancar e lançar olho e mão direita”, não como uma amputação literal dos membros, mas simbolicamente no sentido de abnegação quanto a desejos ilegítimos, pelo contexto, ligados a impureza sexual, significa ainda, sacrifício ou uma renúncia absoluta e dolorosa.
Precisamos ser radicais com a pornografia, cobiça, adultério, fornicação, prostituição e outros defeitos da sexualidade. Num tempo, em que as pessoas são estimuladas e encorajadas a dar vazão a todo tipo de pulsão pecaminosa, as palavras de Jesus nos fazem um alerta: aquilo que nos leva ao pecado, temos que ter uma atitude radical, ainda que dolorosa, pois do contrário sofreremos perdas eternas.
Olho e mão direita significa que as vezes, teremos que sacrificar o que nos é mais útil, se isso nos leva ao pecado. No caso do olho, é mensionado tendo em vista que é um agente especial de tentação e pecado. Há uma citação rabínica que diz: é melhor experimentar a dor de um pequeno fogo, nesta terra, do que ser queimado pelo fogo consumidor do mundo vindouro. É preciso retirar do nosso caminho tudo aquilo que é obstáculo ou que nos fará tropeçar, mesmo que isso seja algo doloroso. A renúncia a certos desejos e vantagens pecaminosas nesta vida, tráz como resultado, o benefício a alma, nesta vida e na vindoura.
Por Pr. Jean