Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Mateus 10:16
A partir do verso 16 começa a segunda parte do discurso de Jesus, a primeira está do verso 5 em diante. Esse verso, tem aplicação imediata para os discípulos, e profética para nós nestes dias. Jesus está falando sobre os perigos que nós enfrentaríamos e que precisavam ter cautela e prudência para não sofrerem danos.
Creio que vivemos tempos de perigo, tempos delicados, tempos que exigem de nós a combinação entre simplicidade, pureza, mais cautela, esperteza, inteligência e prudência. Tempo em que precisamos intensificar nossas orações e busca ao Senhor, tempos nos proteger e nos guarda contra os ataques do inimigo. Creio que esse é um tempo de acolhermos essas palavra de Jesus, tendo em vista que são dias difíceis e para sobrevivermos a esse período precisamos da simplicidade da pomba e a prudência da serpente.
Há 4 ilustrações usadas por Jesus neste verso:
A primeira é a ovelha, ovelha é um símbolo para a inocência. Discípulos de Jesus por serem pessoas dotadas de más intenções, de perversidade e de malícia, podem ser perfeitamente comparados as ovelhas, que em sua fragilidade podem ser engadas e exploradas. A população é como um rebanho de ovelhas, que nestes dias se encontra indefeso e vulnerável, refém de pessoas aproveitadoras e maldosas. Temos visto tantos casos dessa exploração na falsa aplicação de vacinas, nos desvios de verbas da saúde, na opressão dos que detém autoridade sobre os mais frágeis.
A segunda é o lobo, queJesus usa para indicar aqueles homens astutos, de temperamento malicioso, inclinados a injustiça e destruição. Homens cruéis, impiedosos, sem misericórdia, egoístas. Hoje vivemos tempos em que precisamos vigiar, pois existem exploradores, em todos os lugares, verdadeiros lobos exploradores. Mesmo dentro de um cenário de pandemia, existem pessoas que são como lobos que estão se aproveitando da fragilidade das pessoas para explorá-las. Vivemos dias em que verdadeiros lobos estão mostrando seus dentes.
A terceira ilustração e a pomba, essa ilustração fala da necessidade de pureza, simplicidade. A palavra símplice se referindo as pombas aponta para algo “sem maldade, puro, livre de malícia”. Esse é um tempo que requer de nós essa atitude de simplicidade e observação. Vejo muitas pessoas seguindo os discursos da moda, seguindo o que a mídia informa, que na maioria das vez, são informações temerárias. Esse é um tempo de buscarmos coração simples, pois somente assim faremos um bom juízo de valor sobre as coisas.
A quarta ilustração e a da serpente, elas são sagazes e inteligentes. A sagacidade da serpente é mostrada na própria criação: Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, Gênesis 3:1. A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Talvez para alguns seja difícil combinar essa duas qualidades: (prudência) sagacidade, (simplicidade) e pureza, todavia Jesus espera que as duas virtudes sejam vivenciadas por seus discípulos.
Por fim, para sobrevivermos em tempos de pandemia, tempos difíceis, para manter a saúde, proteger a família, tomar decisões acertadas, ser livre das investidas dos lobos, temos que ter as qualidades das pombas e das serpentes. Esse é um tempo de cautela, sabedoria, prudência, esperteza, inteligência. Tudo visando sobreviver em tempos de perigo e preservar nossa vida, casa, família, patrimônio…
Por Pr. Jean Lima