Uma reflexão sobre a morte

2 de novembro de 2023 - Autor: Jean Lima dos Santos

É o processo irreversível de interrupção das atividades biológicas necessárias à caracterização e manutenção da vida. Após o processo de morte o sistema não mais vive, e encontra-se morto. Nas Escrituras somos ensinados sobre a morte, como parte natural do processo da vida, vejamos:  

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.   Eclesiastes 12:7.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer.Eclesiastes 3:1-2

Ainda assim, para muitos ela é assustadora e causa muitos sofrimentos, pois somos humanos e como tais, temos fragilidades. Até Jesus chorou com a morte de seu amigo Lázaro, João 11: 35. É natural e até saudável que tenhamos vontade de chorar, sentir angústia, medo, ansiedade, tristeza e inconformismo.

A sensação de separação, ausência, desligamento da pessoa falecida, aliada a incerteza quanto aos destinos eternos são sem sombra de dúvida o que mais acentua o nosso sofrimento frente à morte, saber que neste plano terreno, teremos que conviver sem aquela pessoa que tanto amamos, nos relacionamos, construímossonhos, família, enfim tivemos experiências.

Penso que aceitar a morte como um fato natural da vida, juntamente com uma atitude de fé, resiliência, confiança nos desígnios de Deus, podem nos ajudar com ela, pois todos um dia morreremos. E por mais dolorosa que seja a dor provocada pela morte, ou seja, incompreensível os motivos da mesma, devemos entender que na vida não teremos o controle de tudo. Até mesmo a medicina não tem pleno controle sobre ela. Duas promessas de Jesus:  

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. João 14:2.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. João 11:25.

Não nos entreguemos ao desespero ante a morte, se bem compreendida, ela é apenas o início de um novo ciclo na existência da vida. O que devemos fazer é nos preparar para enfrenta-la.

Por Pr. Jean Lima

Um comentário em “Uma reflexão sobre a morte”

  1. Kevilyn Francine Luara dos Santos de Jesus disse:

    Ssss a doi muito a gente peder uma pessoa que amamos mais é assim mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *