Romanos 12: 11
Introdução:
Vamos falar sobre fervor espiritual, vida mergulhada em Deus, indiferença e frieza espiritual, e ainda relaxamento na vida espiritual. Atos 18: 25 fala de um homem Apolo, que era fervoroso de espírito, falava de Jesus com precisão, intrepidez e ousadia. Através desse Apolo o casal Priscila e Áquila, cooperadores de Paulo na fundação da igreja de Corinto. Importa saber que Deus deseja que vivamos uma vida intensa para ele, uma vida fervorosa, dedicada, mergulhada, até porque sem isso não conseguiremos cumprir nosso chamado em Deus.
Fervor espiritual: a palavra ferver significa está em ebulição, animado, intrépido. Refere-se a devoção intensa que os cristão devem ter nas coisas referentes a Jesus. Significa zelo, dedicação, paixão e amor para com as coisas de Deus. Esse é o ideal para uma vida cristã.
Frieza espiritual: estado de apatia, desânimo, desinteresse, preguiça e hesitação. Uma pessoa fria espiritualmente ela é sem ânimo, sem vida, desinteressada e preguiçosa espiritualmente. Ela é sem intensidade, lenta no cumprimento dos deveres cristãos. Ap. 2: 4 (a igreja de Éfeso perdera o primeiro amor), Ap. 3: 15-17 (Igreja de Laodicéia nem era fria e nem quente, era morna). Deus espera que sejamos quente, intensos, fervorosos de espírito.
1.“não sejais vagarosos” – Tem uma tradução que fala remissos, king James fala descuidados. Significa lentidão, apatia, indiferença, preguiça. Esses são sinais claros da frieza espiritual. Como se manifestam: Desinteresse pelas coisas espirituais: vida de oração? Fadiga espiritual? Cansaço espiritual? O Reino de Deus para pessoas frias na fé é fardo, a bíblia é pesada, cultos são fastiosos. Uma pessoa fria espiritualmente tem mais prazer nas coisas do mundo do que nas de Deus. Uma vida fria é sem vida, carente de renovação, sem vigor ou força espiritual. Resultas de uma vida fria: carnalidade, sem frutos, apatia, desviada dentro da igreja, mundanismo, etc.
2. “sede fervorosos de espírito” – tem haver com uma vida quente em Deus. Em ebulição, em fervor para Deus. Deus espera que vivamos uma vida quente para Ele, na oração, na adoração, na devoção, na igreja, na vida familiar. Só se esquenta com fogo, fogo é figura do Espírito Santo, Ele é a fonte do fogo. Sem o fogo de Deus não cumpriremos o elevado encargo de tirar pessoas das trevas. O mundo pressiona a igreja para esfriá-la, desmotiva-la, muitos estão se deixando esfriar. A vida cristã é para ser vivida com intensidade, com fervor, oração diária, leitura da palavra, participação nos cultos, evangelismo das almas. Os resultados de uma vida quente: prazer de orar, de estar na casa de Deus, de se envolver com as coisas de Deus, renovação espiritual, frutos do espírito, milagres, almas para Cristo. Que Deus possa nos colocar em ebulição espiritual, e que uma vida fervorosa de espírito se manifeste em nós.
Por Pastor Jean Lima
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Que bom Marina que gostou. Temos a missão de publicar conteúdos que edifiquem as pessoas.
Deus abençoe.