1. O que é uma Igreja em Células?
Uma Igreja em Células é uma comunidade de cristãos baseada em pequenos grupos, que se reúnem regularmente nas casas, locais de trabalho, escolas e outros lugares apropriados, com o objetivo de promover evangelismo (ganhar almas para Cristo), pastoreamento, comunhão, oração e ensino da Palavra de Deus, visando o crescimento do Reino de Deus e edificação dos santos.
2. Qual a base bíblica para o modelo de Igreja em Células?
Diz a Palavra de Deus que a igreja original reunia-se todos os dias “no templo e de casa em casa” (At 2: 46; 5: 42). Quando ela saiu de Jerusalém para conquistar o mundo, isso não mudou. Embora tenhamos relatos dos apóstolos usando lugares públicos como sinagogas, praças e escolas para expandir o evangelho (At 17: 17; 18: 4), era, também nas casas, que os cristãos costumavam reunir-se.
3. Porque adotamos o modelo de Igreja em Células?
O modelo de Igreja em Células é a grande revolução para a igreja deste tempo. Por ser prático, simples, eficiente, de bons resultados, sem muito custo, bíblico. São alguns dos motivos para abraçarmos a visão das células.
4. O que é uma Célula?
É um pequeno grupo de pessoas, que se reúnem regularmente nas casas, locais de trabalho, escolas e outros lugares apropriados, com o objetivo de promover evangelismo, pastoreamento, comunhão, oração e ensino da Palavra de Deus. Uma célula existe para consolidar os discípulos, evangelismo e multiplicar-se. Lembre-se que a igreja é um corpo em crescimento.
Por isso, as células têm que se voltar prioritariamente para o evangelismo e consolidação e consequentemente se multiplicará. Se isso não acontece, a célula pode se transformar em um grupo de amigos.
05. Qual a estrutura de liderança de uma Célula?
Uma célula precisa basicamente de um líder, um auxiliar e um anfitrião. O líder é o responsável pela direção da célula e pastoreamento direto de seus membros. Não podem existir células independentes. O auxiliar ou líder em treinamento é aquele que apoia ou substitui o líder da células em suas ausências ou não. O anfitrião é aquele que acolhe a célula em sua casa. Bom seria se todos os líderes fossem anfitriões de suas células. Caso não seja possível, poderá ser realizada em outro local.
06. Porque trabalhar com Células homogêneas?
Nós trabalhamos com células homogêneas, por homogêneo, entendemos um grupo de pessoas afins, com características comuns, isso facilita a comunhão, evangelismo e frutificação ou seja, só de homens, mulheres, rapazes, jovens, crianças (com liderança adulta), casais. Podem haver células mistas, a depender da necessidade.
Ademais, ela ainda apresenta muitos argumentos a seu favor:
a) As células facilitam o relacionamento íntimo entre os membros e o desenvolvimento de alianças de companheirismo;
b) As células permitem e promovem um crescimento ilimitado da igreja, uma vez que ela não fica restrita às dimensões de um templo;
d) As células fomentam a formação prática de novos líderes;
e) As células fornecem o ambiente propício para que cada crente exercite seus dons e talentos, permitindo a participação de todos. A dinâmica informal de suas reuniões induz até os mais tímidos a se expressarem;
f) As células alcançam com mais facilidade os perdidos, porque vão aonde eles estão e não se revestem do formalismo comum nos templos;
g) As células permitem o acompanhamento pessoal de qualidade, já que todo crente tem um líder próximo de si;
h) As células tornam o testemunho da igreja mais abrangente, já que podem espalhá-la por toda a cidade.
Modelo de igreja em células é a igreja nas casas cumprindo o ide de Jesus e edificando vidas.